Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Tonari no Kaibutsu-kun - O galo, o delinquente e a indiferente em uma das melhores comédias românticas já produzidas pela indústria de animes. (Giganalise Especial)



Twitter: @Giganaliseanime | Facebook: Giganaliseanime | Instagram: Giganaliseanime

Tonari no Kaibutsu-kun é um daqueles animes especiais cuja história te faz refletir sobre a natureza dos relacionamentos humanos. Com um elenco de personagens bem imaginado e uma narrativa cômica e algumas vezes introspectiva a série é protagonizada por um par romântico que surgiu em um momento crítico da vida ajudando os envolvidos a crescer, superando deficiências no modo como enxergavam a si mesmos e descobrindo um mundo totalmente novo!

O anime tinha Shizuku Mizutani como protagonista feminina uma das personagens mais únicas, cativantes e maduras já imaginadas. Ela está na lista das 100 garotas mais emblemáticas de toda a história da animação japonesa sendo dona de uma personalidade franca, séria, compromissada mas por vezes rígida e indiferente. Shizuku em muitos aspectos é totalmente o oposto de Haru Yoshida um jovem tenso, problemático e violento porém dono de uma sinceridade e ingenuidade incomuns. Haru era o tipo de adolescente desorientado que precisava urgentemente de alguém especial para lhe ajudar a se encontrar e tomar rumo na vida!

Embora quase ninguém seja fã de relacionamentos problemáticos e pra ser honesto é bem melhor evitá-los, o fato é que Shuzuki e Haru formaram um dos pares românticos mais interessantes e simpáticos já apresentados em um anime, tornando a adaptação um dos melhores dramas\comédias românticas já criados. Neste review vamos relembrar, sem muitos spoilers, essa história que permanece tão atual e bem produzida quanto no dia em que foi lançada mas antes...

Este parágrafo é dedicado as pessoas e o estúdio responsáveis pela animação. Caso não esteja interessado(a) em dados tipo: Nome do autor(a), adaptações anteriores do estúdio ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo seguinte. Tonari no Kaibutsu-kun (tradução, "O Colega Monstro ao Lado"), também conhecido pelo título My Little Monster, é originalmente um mangá em estilo Comédia e Drama Romântico escrito e ilustrado pela autora Robico contando com 13 volumes, o primeiro lançado em Agosto de 2008 e o décimo terceiro em Janeiro de 2014. A adaptação para anime foi produzida pelo estúdio Brain's Base (o mesmo de Oregairu 1). Em um total de 13 episódios Tonari no Kaibutsu-kun veio ao ar na temporada de Outono\2012 (entre Outubro e Dezembro) tendo ótima recepção alcançando nota 7.68\10 no Myanimelist com mais de 544.000 membros em seu perfil e mais de 313.000 usuários votantes conferindo ao anime a 91ª posição entre os mais populares de todos os tempos no website. (Observação: Essa nota e posição são atribuídas pelos usuários e podem variar um pouco com novos votos computados)

PERSONAGENS E ENREDO (SPOILERS EVITADOS QUANDO POSSÍVEL)
Shizuku Mizutani (dublada por Haruka Tomatsu) está no ensino médio e tem apenas um objetivo: Ela deseja se tornar uma mulher adulta e independente capaz de direcionar sua vida como bem entender. Desde criança Shizuku lida com o fato de sua mãe trabalhar fora de casa enquanto o pai cuida do lar. Embora presente e amável, o pai da jovem não leva muito jeito para o trabalho e a pequena loja de conveniências que possui quase sempre corre risco de falência devido a incompetência do mesmo. 

Como resultado a garota cresceu sendo uma adolescente séria, lógica, mais madura do que o necessário para sua idade, bastante focada nos estudos no entanto algumas vezes indiferente e insensível! Ela nunca se apaixonou e acredita que os outros devem cuidar de seus problemas, assim como cuida dos próprios. Além disso Shizuku é extremamente franca falando o que pensa mesmo revelando como realmente se sente. Essa rigidez e franqueza produz a impressão não de uma adolescente mas sim de uma mulher adulta e linha dura não se importando muito com a aparência ou opinião dos outros a seu respeito. Ou seja, Shizuku era o tipo de companhia perfeita para alguém precisando urgentemente de freios e de uma bússola, evitando se perder por completo na vida.
Em seu novo ano letivo no ensino médio a jovem irá sentar-se ao lado de Haru Yoshida (dublado por Suzuki Tatsuhisa) um garoto que viu apenas uma única vez até então. Ele se envolveu em uma briga séria logo no primeiro dia de aula e foi suspenso decidindo não mais voltar a escola principalmente porque todo mundo ficou com medo dele após o acontecido. Haru é uma mistura de problemas! O cara tem uma personalidade excêntrica, é impaciente, impulsivo, violento, imaturo igual uma criança, ciumento e inocente demais para a idade que tem no entanto possui algumas qualidades como sinceridade e um coração aberto e afetivo. Entre algumas de suas excentricidades ele costuma levar para o colégio um galo de estimação chamado Nagoya mas, a ave faz cocô por toda a parte deixando sua professora em vias de perder a sanidade! Haru não se entende bem com a família e atualmente mora com um parente adulto chamado Misawa Mitsuyoshi, ele também possui um irmão mais velho que odeia chamado Yuuzan.

No primeiro encontro com Shizuku ele pula da janela do segundo andar acreditando que ela veio força-lo a voltar a escola mas na verdade a garota estava apenas entregando alguns papéis e informando que caso não retorne ele será expulso definitivamente. Os problemas começam quando Haru a enxerga como a primeira melhor amiga e, na lata, declara está apaixonado. Toda a rigidez e indiferença da jovem com o tempo vão caindo por terra ao ver alguém já crescido mas extremamente despreparado para a vida social. No entanto, Haru é imprevisível e intempestivo o que irá faze-la perder a paciência várias e várias vezes.
Além do casal, outros personagens de relevância são a Natsume (dublada por Atsumi Tanezaki) uma garota bastante sozinha porém alegre e dona de uma beleza acima da média. O problema é que os jovens a sua volta acabam se apaixonando fazendo com que as garotas passem a inveja-la e despreza-la. Natsume viveu o ensino fundamental quase totalmente isolada e encontrou na seriedade de Shizuku uma amizade que nunca teve antes, além do mais elas nunca brigariam por garoto algum. Outro personagem é Sasahara (dublado por Ryota Osaka) um jovem sem grande expressividade no enredo mas acostumado a dá um bom suporte a turma ao longo da história.
Devido o anime ser um drama romântico tem sempre alguém que está apaixonado mas não é correspondido! Os fãs da dubladora Kana Hanazawa puderam acompanhar um de seus primeiros trabalhos pois ela interpretou a personagem Chizuru Ooshima, uma garota de baixa autoestima e até maltratada no colégio se apaixonando por Haru depois que ele a ajudou. Haru tem um rival chamado Kenji este que é um cara inteligente, de condição familiar e econômica confortável porém bastante orgulhoso tendo como um de seus grandes defeitos a facilidade com que se perde nos lugares. Kenji quando menos percebeu também estava apaixonado por Shizuku mas teria que enfrentar não apenas a seriedade da garota como o próprio Haru, o que seria um pouco assustador!
Fica claro que a história é muito bem arquitetada e o relacionamento entre Shizuku e Haru cativa por ser muito próximo do cotidiano e certamente muitas pessoas tem ou tiveram uma namoro deste tipo na adolescência! Cheio de brigas, encontros e desencontros, idas e vindas e momentos apaixonados. Embora tudo seja apresentado de forma bastante hilária por se tratar de uma comédia romântica aqui vai um alerta especial para garotas mais jovens pois, "na vida real", relacionamentos desta natureza podem causar cicatrizes emocionais ou algo mais grave. Durante os 13 episódios do anime por cinco vezes Shizuku foi indiretamente agredida por Haru. Ele se envolvia em alguma briga e quando ela ia interferir sem querem recebia alguma cotovelada, uma lata de refrigerante arremessada por acidente na cabeça e até mesmo um soco direto no nariz que, neste caso, estava direcionado para outro personagem. Haru chegou a alegar que quando pensava na possibilidade dela o abandonar algum dia, tinha vontade de arrancar suas pernas e braços. Dentro do contexto de um anime é até divertido mas no mundo real relacionamentos como este são tristes e perigosos.

ÓTIMA QUALIDADE VISUAL
Tonari no Kaibutsu-kun tinha o que de melhor a animação japonesa podia entregar em 2012! O anime é bonito e caprichado até hoje. Apesar do estúdio Brain's Base ter decaído em qualidade visual nesta última década em Tonari no Kaibutsu-kun o design era muito bem trabalhado e jovem se destacando os olhos em forma de amêndoa e os largos sorrisos dos personagens. Os cenários eram muito bem confeccionados com uma aparência mais realista e texturas em tons pastéis, a paleta de cores harmonizava com o teor alegre do enredo e a fluidez da animação era ótima. Hoje, quase 7 anos depois, se você assisti-lo perceberá que o anime envelheceu muito bem! A trilha sonora também era outro destaque, cômica em momentos oportunos e romântica em cenas mais reflexivas e dramáticas tendo um solo de piano que marcou a memória de muita gente. 

Tonari no Kabuitsu-kun é um anime especial e um dos melhores dramas\comédias românticas já produzidos pela animação japonesa merecendo ser relembrado. O anime recebeu um OVA em 2014 sendo uma história paralela e atualmente está disponível de modo oficial no Brasil através do serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas tendo o título de "My Little Monster", link abaixo.

Se curtiu, compartilhe.

Confira a seção "Leia Também" e outras postagens em nossa 
Home.

Nos siga nas redes sociais.


Valeu e até a próxima.


Links Relacionados:

* Assistir Tonari no Kaibutsu-kun (My Little Monster)

Vídeo promocional linkado diretamente do Youtube de acordo com termos de serviço da API e políticas de compartilhamento.

Leia Também: