Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Koutetsujou no Kabaneri: Unato Kessen, review final. A continuação épica da saga de Ikoma, Mumei e os integrantes da fortaleza sobre trilhos contra os terríveis zumbis kabanes!



Twitter: @Giganaliseanime | Facebook: Giganaliseanime | Instagram: Giganaliseanime

Como alguns já devem saber Koutetsujou no Kabaneri teve a continuação do anime exibida nos cinemas japoneses no último dia 10 de Maio. Nós do Giganálise tivemos a oportunidade de conferir o longametragem animado e trazemos nosso review, sem grandes spoilers. Desde já adiantamos que se você curtiu a primeira temporada esta continuação é praticamente obrigatória!

Apesar de ter sido promovido como um filme Koutetsujou no Kabaneri: Unato Kessen é na verdade um compilado de três episódios especiais com uma qualidade visual e de animação excepcionais trazendo um arco inédito e elevando o anime a um novo patamar. Outra informação relevante é que este já é o terceiro filme da série mas o primeiro com história realmente inédita pois os dois anteriores exibidos em 2016\2017 são na verdade uma recapitulação da primeira temporada com algumas cenas extras. 




UMA BREVE RECAPITULAÇÃO DA PRIMEIRA TEMPORADA. 
(A LEITURA DESTA SEÇÃO É OBRIGATÓRIA APENAS PARA QUEM NÃO CONHECE A SÉRIE)

Koutetsujou no Kabaneri (tradução, O Kabaneri da Fortaleza de Aço) foi um anime original em estilo ação, terror, ficção e apocalipse zumbi com ambientação steampunk idealizado e produzido pelo Estúdio Wit (o mesmo de Attack on Titan) com a participação de duas lendas modernas da animação japonesa: O anime foi dirigido por Tetsurou Araki (ele que é conhecido como diretor de Death Note, Guilty Crown, High School of the Death e Attack on Titan) e roteirizado por Ichiro Okouchi (este que entre muitos de seus feitos é o criador de Code Geass e roteirista de Devilman: Crybaby). 
A primeira temporada de Kabaneri foi exibida na Primavera\2016 (entre Abril e Junho) em 12 episódios contando o drama de um mundo paralelo em um momento histórico lembrando a primeira revolução industrial quando um misterioso vírus desencadeou uma epidemia transformando quase toda a população japonesa em terríveis zumbis chamados kabanes. Agressivos, devoradores de carne humana e quase indestrutíveis sua única parte vulnerável era o coração muitas vezes exposto mas coberto por uma camada de aço. Apenas armas capazes de perfurar a proteção e destruir o coração dessas criaturas eram eficazes! 
O protagonista do anime era Ikoma, um jovem aspirante a engenheiro que no passado teve a irmã mordida por um kabane transformando-se numa zumbi. Ikoma jurou vingar-se e criou uma arma especial capaz de destruir facilmente a proteção de aço do coração dos kabanes mas seu local de trabalho foi invadido e ele mordido no entanto, Ikoma desenvolveu um equipamento que retarda a mutação o transformando em um Kabaneri, uma criatura que fica no meio-termo entre homem e zumbi mantendo consciência e natureza humana mas adquirindo características dos kabanes como força, rapidez e cura rápida. Apesar de temido e discriminado, Ikoma se junta a equipe do Koutetsujou uma da várias locomotivas\fortalezas que trafegam pela perigosa malha ferroviária do Japão sendo daí que vem o título do anime: Koutetsujou no Kabaneri.

Mas a frente na história juntou-se a eles a personagem Mumei uma garota baixinha, carismática, com grande habilidade em combate e rápida no gatilho. Eles lutam juntos contra os zumbis e ao final da temporada descobrem que Mumei também é uma Kabaneri. Ikoma jura que vai pesquisar e um dia faze-la voltar ao normal surgindo um leve romance entre os dois.

KOUTETSUJOU NO KABANERI: UNATO KESSEN, A CONTINUAÇÃO DA HISTÓRIA.

Unato Kessen continua a história tendo se passado 6 meses após os eventos do anime que culminaram na queda de Kongokuku. O trem Koutetsujou onde Ikoma, Mumei e os demais residem tem o objetivo de atravessar as montanhas Hida para visitar Unato em Hokuriko. Há 5 anos Unato ficou infestada de zumbis sendo impossível atravessar mas os membros do Koutetsujou desejam tomar o lugar de volta se aliando as forças armadas locais. Logo que chegam precisam enfrentar uma horda de kabanes que atacavam o lugar e Mumei entra e ação protagonizando algumas das cenas de combate mais épicas da série com coreografias de luta incríveis.
Porém tanto ela quanto Ikoma, por serem Kabaneris, sentem que algo estar errado e uma grande ameaça pode estar a caminho. O vilão da história é Kageyuki, um homem de respeito residente em um castelo em Unato. Ele vivia pacificamente com sua filha Miyuki quando os kabanes invadiram a região 5 anos atrás e ele acabou sendo mordido se transformando aos poucos em um Kabaneri. Os soldados temerosos atiraram para matar mas sua filha ficou no caminho dos projéteis e acabou gravemente ferida. 
Kageyuki ataca vários dos soldados com o castelo ainda em chamas e para não deixar a filha morrer a transforma em uma Kabaneri, no entanto os ferimentos eram graves e Miyuki teve que ficar incubada em uma espécie de bolha enquanto o pai nutria planos de vingança contra Unato. O castelo foi tido como zona perigosa sendo tomado por zumbis. Orientados por Ikoma os integrantes do Koutetsujou elaboram um plano de invadir e neutralizar Kageyuki ou o que estivesse lá antes que  fosse tarde demais. 

Apesar de uma adaptação bastante apressada por se tratar de um filme dividido em 3 episódios totalizando pouco mais de uma hora, Koutetsujou no Kabaneri: Unato Kessen vale cada minuto! Se o anime já era bonito você precisa conferir o que o Estúdio Wit fez com essa continuação! A história tem uma narrativa épica, dramática, tensa e por vezes melancólica e o romance entre Ikoma e Mumei ganha progresso. O design de personagens continua muito bonito com desenhos de Haruhiko Mikimoto, a ambientação é simplesmente excepcional e a direção de fotografia, incrível. Alguns lugares são lindos e dignos de contemplação já outros são tenebrosos. A qualidade de animação principalmente nos momentos de combate é top de mercado ficando acima da apresentada no anime que já era ótima. Outro ponto marcante é a trilha sonora numa pegada épica, romântica e as vezes apocalíptica comandada novamente por Hiroyuki Sawano tendo a participação de intérpretes como a banda Egoist e a cantora Aimer.

O filme atualmente tem nota média de 8.07\10 mas infelizmente até o momento nenhum serviço de streaming se manifestou sobre a possibilidade de traze-lo de forma oficial para o mercado brasileiro.

Se curtiu, compartilhe.

Confira a seção "Leia Também" e outras postagens em nossa Home.

Nos siga nas redes sociais.

Valeu e até a próxima.

Vídeo promocional linkado diretamente do Youtube de acordo com termos de serviço da API e políticas de compartilhamento.

Leia Também: