Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Mobile Suit Gundam: The Origin. Conheça um pouco da história e legado do "Pai do Estilo Meca"! (Giganalise Comentário)



Twitter: @Giganaliseanime | Facebook: Giganaliseanime | Instagram: Giganaliseanime

Nesta temporada de Primavera\2019 muita gente ficou surpresa quando o serviço de streaming Crunchyroll anunciou que traria Mobile Suit Gundam The Origin, Advent of the Red Comet para seu line up. Porém nem todo mundo aqui no Brasil conhece o legado desta série e o que ela representou e ainda representa para a história dos animes.

Sendo conhecido mundialmente e já tendo vendido, acreditem, mais de 500.000.000 de produtos incluindo brinquedos representando os robôs da série, Mobile Suit Gundam é considerado o pai dos animes de estilo Meca cujo enredo tinha como característica os conflitos militares futuristas entre planetas e colônias dominadas pelos humanos usando como armamento os famosos Mecas, robôs humanoides gigantes controlados por soldados. 

A série é inspirada em Starship Troopers ou Tropas Estelares que é originalmente um romance de ficção científica militar escrito por Robert A. Heilein em 1959. O primeiro anime de Mobile Suit Gundam deu as caras em 1979 produzido pelo estúdio Sunrise totalizando 43 episódios sendo também conhecido pelo título Gundam 0079.

De uma forma resumida a história se passava no ano 79 do calendário universal desde que a humanidade mudou-se para o espaço vivendo em aglomerados de colônias conhecidas como "Sides". Uma dessas "Sides" se autodeclarou "Principado de Zeon" e iniciou uma guerra contra a Federação da Terra. Usando poderosos robôs chamados "Mobile Suits", Zeon ganhou os primeiros conflitos. Nove meses depois a Federação da Terra desenvolveu seus próprios Mecas chamados de Gundam. Quando Zeon lançou um ataque contra as colônias que guardavam os tais robôs Gundams, um garoto de 15 anos chamado Amuro Ray se viu no meio de um conflito que o levaria pelo planeta Terra e pelo espaço numa luta intensa contra um inimigo experiente chamado Char Aznable, apelidado como The Red Comet. Este que tem suas origens contadas em MSG: The Origin (falo mais abaixo sobre isso).
O anime não fez muito sucesso em sua primeira exibição porém foi reeditado e convertido em 3 filmes lançados nos cinemas entre 1981 e 1982. A partir daí Mobile Suit Gundam ganhou reconhecimento como "Pai do Estilo Meca" recebendo diversas outras adaptações tipo Mobile Suit Zeta Gundam (1985, 50 episódios), Mobile Suit Gundam ZZ (1986, 47 episódios), Mobile Suit Gundam: Char's Counterattack (1988, filme), Mobile Suit Gundam F91 (1991, filme) Mobile Suit Gundam Unicorn (de 2010 a 2014, 7 OVAs), Mobile Suit Gundam Unicorn RE: 0096 (2016, 22 episódios) e Mobile Suit Gundam NT (filme, 2018) além de outros.
Várias outras franquias de animes incríveis em estilo Meca que vieram posteriormente como Neon Genesis Evangelion (1995), Fullmetal Panic (2002), Code Geass (2006), Suisei no Gargantia (2013) e Aldnoah.Zero (2014) tem Gundam como referência narrativa.

E QUANTO A MOBILE SUIT GUNDAM THE ORIGIN?
Mobile Suit Gundam The Origin que acaba de chegar ao serviço de streaming Crunchyroll é na verdade uma série de 6 episódios produzidos entre 2015 e 2018 explicando como tudo começou. Cronologicamente The Origin se passa antes do primeiro Mobile Suit Gundam de 1979 contando pela primeira vez a história da infância de Char Aznable que posteriormente seria conhecido como "The Red Comet", piloto das forças Zeon, e de sua irmã Sayla Mass. O enredo revela como seu pai Zeon Zum Deikun, líder dos spacenoids, foi morto e como a família Zabi assumiu o controle da Side 3 e liderou o Principado de Zeon. Além de mostrar os primeiros dias dos pilotos da colônia que mais tarde iriam lutar na Guerra de Um Ano, os segredos do desenvolvimento dos Mobile Suits e os conflitos contra a Federação da Terra.

Como foi produzido a partir de 2015, novamente pelo estúdio SunriseMobile Suit Gundan The Origin tem uma animação moderna com bons efeitos visuais porém o design de personagens, mesmo atualizado, mantém uma aparência old school lembrando a primeira série de 1979. O anime está disponível de modo oficial no Brasil através do serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas incluindo legendas em Português assim como Mobile Suit Gundam Unicorn Re0096, links abaixo.

Se curtiu, compartilhe.

Confira a seção "Leia Também" e outras postagens em nossa 
Home.

Nos siga nas redes sociais.


Valeu e até a próxima.


Links Relacionados:

* Assistir Mobile Suit Gundam The Origin

Abertura de Mobile Suit Gundam The Origin Advent of the Red Comet linkada diretamente do Youtube de acordo com termos de serviço da API e políticas de compartilhamento.

Leia Também: