Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Karakuri Circus (Review Final). Narumi, Masaru e a bela Shirogane contra o terrível e bizarro circo dos automatas!




O mês de Junho está chegando ao fim bem como a temporada de Primavera\2019 no mercado de animes. Continuamos em nossa maratona de reviews de encerramento sobre algumas das principais adaptações exibidas no período. No Giganálise você já encontra as análises de Shingeki no Kyojin (Attack on Titan), Tate no Yuusha no Nariagari, One Punch Man 2, Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai, Bungo Stray Dogs, Hitori Bocchi no Marumaru Seikatsu, Isekai Quartet e Fairy Gone. Para acessá-las basta clicar posteriormente nos links acima. Nossos reviews têm dois públicos-alvos definidos, primeiro, pessoas que não assistiram a um determinado anime e estão a procura de informações relevantes sem muitos spoilers e, segundo, aqueles que curtem este tipo de publicação

Karakuri Circus é um daqueles casos raros em que um mangá interessante já finalizado há anos porém meio esquecido pelo tempo de repente alcança sua primeira e definitiva adaptação para anime. A série de ação e fantasia traz uma versão sinistra sobre Circos e Marionetes como você nunca viu antes com o enredo sustentado pela bela Shirogane cuja missão é proteger o pequeno Masaru junto ao determinado Narumi contra o terrível Faceless e seu exército de automatas medonhos.

O anime praticamente adaptou todo o mangá e agradou bastante os fãs de shounens das antigas sendo produzido pelo recente estúdio VOLN fundado em 2014 por Mita Keiji, um ex-produtor e diretor da MadHouse.

Este parágrafo é dedicado as pessoas e o estúdio responsáveis pela animação. Caso não tenha interesse em dados tipo nome do autor ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo seguinte. Karakuri Circus (tradução, "O Circo dos Automatas") é originalmente um mangá em estilo shounen de ação e aventura com fantasia e um pitada de drama escrito e ilustrado por Kazuhiro Fujita lançado entre 1997 e 2006 totalizando 43 volumes publicados. A adaptação para anime foi produzida pelo estúdio VOLN. Em um total de 36 episódios a série foi exibida entre as temporadas de Outono\2018 e Primavera\2019 (de Outubro a Junho) tendo boa recepção alcançando atualmente nota 7.1\10 no Myanimelist. (Observação: Esta nota é atribuída pelos usuários e pode variar com novos votos computados)

O ENREDO E PERSONAGENS

O anime fala sobre uma terrível epidemia chamada zonapha a qual faz as pessoas sofrerem de asfixia aguda levando a morte. As crises podem ser atenuadas quando o doente leva outras pessoas a sorrirem e dentro desse contexto somos apresentados aos três protagonistas: Shirogane, Masaru e Narumi.
Shirogane (dublada por Megumi Hayashibara) é uma bela jovem de olhos e cabelos prateados, corpo delgado e tida como uma artista de Circo. Porém ela não é humana mas integrante do clã dos shiroganes, pessoas facilmente reconhecidas pela aparência cor de prata e que beberam da "Aqua Vitae" adquirindo longevidade e alta capacidade de cura além de outras habilidades. Os shiroganes há séculos lutam contra o terrível Circo dos Automatas, marionetes malignas com vida própria e aparência bizarra alimentando-se de sangue humano sob o comando de Faceless sendo responsáveis pela epidemia zonapha com o objetivo de extinguir a raça humana.

Shirogane foi o centro do anime e sem dúvidas fez muito marmanjo querer ter uma igual como esposa ou namorada. Dona de uma beleza incomum além de personalidade determinada e amorosa ela se apaixona por Narumi e tem a capacidade de controlar Arlequim, uma marionete gigante muito poderosa feita de partes mecânicas que assim como os bonecos de circo pode ser controlada através de fios de aço conectados aos dedos. Vários outros shiroganes possuem esta habilidade como o personagem Guy Christophe que controla a marionete Olímpia.
A missão de Shirogane é proteger Masaru (dublado por Chihiro Ueda) um garoto alvo do Circo dos Automatas que desejam seu corpo para fazer um download de memória de Faceless, este que é o grande vilão da história. Masaru é um típico protagonista adolescente de shounens de ação. Inicialmente inseguro e chorão ele vai adquirindo coragem inspirado por Narumi que um dia o salvou da morte.

Narumi (dublado por Rikiya Koyama) aprendeu artes marciais no passado e de início trabalhava como um membro de circo pois sofria de zonapha e acreditava que esta seria a melhor forma para evitar as crises fazendo as pessoas sorrirem no entanto, ao ver Masaru perseguido ele o protege sendo mortalmente ferido mas salvo e recrutado pelo clã dos shiroganes que substituem um de seus braços e o curam da doença.

UMA LONGA HISTÓRIA
Há muito mais a ser contado porém trariam grandes spoilers e deixariam a postagem longa e exaustiva. O anime apresenta vários eventos do passado como a origem de Eleonora - uma automata adorada pelo Circo bizarro tendo aparência idêntica a Shirogane - e traz vários personagens secundários de grande relevância no enredo além de apresentar os automatas Pantalone e Arlequino estes que eram inimigos mas ao final aliam-se a Shirogane acreditando que esta seria algum tipo de reencarnação de Eleonora.
O enredo é empolgante com um final satisfatório podendo ser assistido por todos mas tendo o público masculino que curte shounens de ação como principal alvo de mercado. O Circo dos Automata é composto por criaturas muito bizarras de forma e habilidades igualmente sinistros (alguns desagradáveis) fruto da criativa imaginação do autor Kazuhiro Fuijta.

QUALIDADE VISUAL
Karakuri Circus possui um design de personagens mais antigo, típico dos anos 1990. A direção de arte tem uma pegada rústica e a qualidade de animação é mediana com bons momentos de ação eventuais. A trilha sonora é um ponto positivo apresentando algumas composições instrumentais bem empolgantes

O anime foi dirigido por Satoshi Nishimura com enredo de Toshiki Inoue e do próprio Kazuhiro Fujita, design de personagens de Takahiro Yoshimatsu e trilha sonora de Yuki HayashiFujita é também autor do premiado Ushio to Sora que recebeu adaptação para anime em 2015 em 26 episódios e inclusive teve a participação do Inoue e Nishimura junto ao estúdio VOLN. Já Yoshimatsu foi supervisor de animação em Hunter X Hunter (2011) e Hayashi tem sido o compositor musical em Boku no Hero Academia.

Karakuri Circus no momento dessa postagem não tem serviço de streaming oficial dedicado ao mercado brasileiro.

Deixe seu comentário e se curtiu, compartilhe.

Confira a seção "Leia Também" e outras postagens em nossa
Home

Nos siga nas redes sociais.


Valeu e até a próxima.


Vídeo promocional linkado diretamente do Youtube de acordo com termos de serviço da API e políticas de compartilhamento.

Leia Também: