Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Hibike! Euphonium, 1ª e 2ª temporadas (Review Final). Um incrível drama musical produzido pela Kyoto Animation. (Giganálise Especial)

A história de Kumiko Oumae e suas amigas integrantes de uma banda escolar de instrumentos de sopro é uma daquelas séries raras que une um drama bem escrito, personagens carismáticos e profundos, uma narrativa cotidiana e qualidade visual e de animação absurdas.

Hibike! Euphonium foi produzido com o intuito de ser uma obra sentimental com protagonistas tão vivas e complexas que nos importamos de modo intenso com seus dramas e sonhos. 

Devido o anúncio recente da 3ª temporada além do filme Chikai no Finale lançado em Abril\2019, nós visitamos as duas temporadas anteriores em preparação para a continuação deste que é um drama musical de respeito e de longe um dos animes mais bonitos e bem produzidos da história moderna da animação japonesa.

Este parágrafo é dedicado as pessoas e o estúdio por trás da animação. Caso não tenha interesse em dados tipo nome do autor ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo seguinte. Hibike! Euphonium é originalmente uma light novel escrita pela jovem e muito talentosa autora Ayano Takeda, hoje com 27 anos. A história chamou a atenção do estúdio Kyoto Animation, considerado um dos melhores do Japão. Em um total de 13 episódios a 1ª temporada veio ao ar na Primavera\2015 (entre Abril e Junho) tendo ótima recepção alcançando nota 8.02\10 no Myanimelist com mais de 242.300 membros em seu perfil e mais de 108.800 votantes. A 2ª temporada saiu no Outono\2016 (entre Outubro e Dezembro) em mais 13 episódios tendo novamente boa recepção conquistando nota 8.29\10 no Myanimelist com mais de 118.700 membros no perfil e mais de 59.000 votantes. As produções foram recapituladas em dois filmes para os cinemas além da Season 1 ter recebido um 14º episódio em formato OVA. (Observação: estas notas são atribuídas pelos usuários e podem variar com novos votos computados)

POR QUE HIBIKE! EUPHONIUM?

A palavra "Hibike" em japonês significa "soar" no imperativo quando uma pessoa manda que algo ou alguém produza um som. Já Euphonium (ou eufônio) é o nome do instrumento de sopro tocado pela protagonista sendo considerado um tipo de tuba menor. Daí o título Hibike! Euphonium (ou Soe! Eufônio) ser dado a série.

KUMIKO OUMAE, UMA PROTAGONISTA ESPERTA E VERDADEIRA!
Embora o anime tenha vários personagens com histórias relevantes, se tivermos que definir uma protagonista esta seria Kumiko Oumae (dublada por Tomoyo Kurosawa), uma personagem sonhadora, determinada, preocupada com os amigos, verdadeira com o próprio coração mas ao mesmo tempo malandra, cômica, um pouco preguiçosa e sarcástica. Kumiko foi planejada pela autora Ayano para representar uma adolescente comum que gosta de certas atividades mas rejeita situações tensas e complicadas. Ela toca eufônio desde pequena inspirada por Mamiko, sua irmã mais velha que atualmente vivencia um drama pessoal. Embora a princípio quisesse tocar trompete a escola fundamental onde estudava não tinha o instrumento. Em troca Kumiko teve contato com o eufônio até que se acostumou com seu peso e sonoridade.

HIBIKE! EUPHONIUM - 1ª TEMPORADA
Nos primeiros episódios Kumiko inicia o primeiro ano do ensino médio em um novo colégio. No fundamental ela participou junto com a amiga Reina Kousaka (dublada por Chika Anzai) das competições estudantis de bandas de sopro que ocorrem por todo o Japão. Mas devido sua escola na época não ser das melhores elas não conseguiram chegar ao campeonato nacional. Kumiko aceitou tranquilamente a realidade já que sabia das limitações da banda porém Kousaka sentiu-se frustrada, chorou bastante e se magoou com o que considerou insensibilidade da amiga.
Tudo isso agora é passado. Tentando esquecê-lo de vez a protagonista muda-se para o Colégio Kitauji que também possui uma banda de sopro, por sinal muito fraca. De início ela desejava ficar ao longe mas foi puxada por duas novas colegas, Hazuki (dublada por Ayaka Asai) e Midori (dublada por Moe Toyota). Essas 3 protagonistas ingressam na banda enfraquecida por uma briga séria do ano anterior entre alunos do 1ª e 3ª ano. Além disso um novo e experiente professor chamado Taki Noboru assume os ensaios a princípio criando desconforto com os alunos mais relaxados ou menos decididos sobre o que querem. O professor Taki é um homem de grande talento e bom caráter mas recentemente perdeu a esposa.
Os três dramas centrais da 1ª temporada são: A saída da personagem Aoi da banda, a confissão de Hazuki para Suichi sendo rejeitada já que este gosta da Kumiko e a insatisfação da personagem Yuuko acusando o professor Taki de favoritismo tendo escolhido Kousaka para o solo de Trompete no lugar de Kaori

HIBIKE! EUPHONIUM - 2ª TEMPORADA

A banda de sopro cresceu bastante desce que Kumiko, Kousaka e o professor Taki endossaram o grupo. Com esforço eles venceram as competições regionais garantindo o ouro e uma vaga no campeonato nacional. Tudo começou há 6 meses atrás e agora é Verão, o clima está cada vez mais quente mas os ensaios da banda não param. Surgem novos personagens, novos dramas, conflitos e sentimentos à flor da pele. 
Existem três dramas centrais na segunda temporada: O primeiro gira em torna da personagem Mizori, a única da banda que toca Oboe, um tipo de flauta mais complexa e difícil de dominar. Mizori no ano passado estava no primeiro ano do colegial junto com Nozomi mas problemas surgiram pois esta e os novatos queriam levar a banda a sério enquanto os alunos do 3º ano vadiavam e davam pouco valor. Os desafetos foram inevitáveis e Nozomi largou a banda sem comunicar a Mizori que sentiu-se rejeitada
O segundo drama está ligado a personagem Asuka e seu grande impasse com a mãe que por razões pessoais desejava que a filha abandonasse a banda. Asuka é a personagem mais difícil e uma das mais fascinantes de todo o anime. Apesar da grande beleza, espontaneidade e comportamento brincalhão ela as vezes pode ser bem fria, dissimulada e amarga na verdade sufocando muito de suas mágoas, frustrações e raivas em um comportamento alegre. É o tipo de coadjuvante que pode ser odiada até que você a entende a fundo
o terceiro foco dramático tem relação com a adolescente Kousaka apaixonada pelo professor Taki mas sem conhecimento que este perdeu a esposa há pouco tempo. Ao tomar consciência que Kumiko sabia do fato, desentendimentos surgem entre as duas.

QUALIDADE VISUAL INCRÍVEL

Hibike! Euphonium é um dos animes mais bonitos e bem produzidos da história moderna da animação japonesa. O capricho é tão grande que a série mais parece um longametragem animado para os cinemas do que uma série de TV. O design de personagens é preciso e polido tendo o visual característico dos animes recentes da Kyoto Animation. As expressões dos olhos, lábios, bochechas, os movimentos corporais, tudo é muito bem feito com atenção incomum aos pequenos detalhes. As mechas de cabelo, por exemplo, têm 3 ou 4 camadas de texturas definindo bem a cor natural, as sombras e luzes. As texturas metálicas dos instrumentos musicais e dos cenários também receberam um trabalho dedicado.
Para exemplificar observe a Cena 1, ela se desenrola no 7º episódio da primeira temporada. Kumiko conversa com Suichi enquanto se protegem da chuva. Existe uma superfície refletora atrás dela e a medida em que Kumiko se expressa o reflexo segue seus movimentos. É uma cena tão rápida que quase ninguém iria notar. Nem precisava ter algo refletindo ali porém o estúdio deu atenção a este pequeno detalhe.
Veja agora a Cena 2, ela acontece no 5ª episódio da segunda temporada. As personagens Kumiko, Kousaka e Hazuki conversam no trem enquanto voltam pra casa. Hazuki observa a janela e a câmera fica de lado enquadrando a personagem e o cenário urbano ao fundo através dos vidros. O cenário não apenas têm texturas realistas junto com a iluminação como movimenta-se de acordo com a aceleração progressiva do trem. Esses e inúmeros outros detalhes implementados elevaram e muito a qualidade do anime.

As duas primeiras temporadas de Hibike! Euphonium estão disponíveis no Brasil de modo oficial através do serviço de streaming Crunchyrolll de forma paga ou gratuita com propagandas, link abaixo. 

Deixe seu comentário e se curtiu, compartilhe.

Confira a seção "Leia Também" e outras postagens em nossa Home.

Nos siga nas redes sociais.

Valeu e até a próxima.

Links Relacionados:
 
* Assistir Hibike! Euphonium (Sound! Euphonium) 1 e 2

* Vídeo promocional linkado diretamente do Youtube de acordo com termos de serviço da API e políticas de compartilhamento.