Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Youjo Senki, o Filme (Review Final). Tanya Degurechaff enfrenta sua pior rival!




Youjo Senki, o Filme saiu nos cinemas em fevereiro deste ano e agora no Outono\2019 foi disponibilizado através do serviço de streaming oficial da série aqui no Brasil em versão dublada ou legendada. 

A história pode ser considerada uma continuação canônica do anime (2017) trazendo cenas mais épicas (algumas brutais) e a protagonista Tanya Degurechaff buscando paz e sossego no entanto ficando mais e mais sufocada por missões arriscadas, guerra e destruição. Desta vez ela e seu 203º batalhão de feiticeiros aéreos exageraram na dose contra o exército da federação e acabam despertando uma inimiga a altura

Neste review contextual (sem grandes spoilers) vamos abordar o filme, suas notas e, para quem ainda não conhece a franquia, realizaremos uma breve recapitulação da Season One. Se ficou curioso(a) nos acompanhe.

Este parágrafo é dedicado as pessoas e o estúdio por trás da animação. Caso não tenha interesse em dados tipo nome do autor ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo seguinte. Youjo Senki (Crônicas de Guerra de uma Garota) ou The Saga of Tanya The Evil é originalmente uma light novel em estilo ação, magia e militar escrita pelo autor Carlo Zen com ilustrações da artista Shinobu Shinotsuki, tendo atualmente 15 volumes publicados pela editora Enterbrain já ultrapassando a marca de 3.000.000 de cópias vendidas. O sucesso resultou na primeira adaptação para anime no Inverno\2017 (12 episódios) pelo até então desconhecido estúdio Nut e se tornou um sucesso obtendo nota 8.12\10 no Myanimelist com mais de 397.000 membros no perfil e mais de 204.000 usuários votantes. A continuação veio no Inverno\2019 em formato de filme (1h40min) alcançando nota 8.47\10 no Myanimelist. (Observação: Estas notas são atribuídas pelos usuários e podem variar com novos votos computados

UMA BREVE RECAPITULAÇÃO DA SÉRIE
Quem leu a novel ou assistiu a Season 1 do anime sabe que a protagonista Tanya Degurechaff (dublada por Aoi Yuki) morre em sua vida passada atropelada por um trem tendo um rápido encontro com Deus a quem ela detesta o chamando de Ser X. Sendo Tanya uma alma incrédula e narcisista buscando a própria sobrevivência e bem-estar, Deus (ou o Ser X) resolve pregar uma peça do destino reencarnando a personagem como uma garotinha em um mundo fictício — onde a magia existe — lembrando bastante a Europa entre a primeira e segunda guerras mundiais
Egocêntrica, com memórias da vida passada mas se vendo em um mundo tomado pelo terror e miséria, Tanya se recusa a admitir a superioridade de Deus decidindo provar ser capaz de sobreviver ingressando no exército do Império que lutava contra as forças da Federação. Devido sua grande aptidão mágica ela rapidamente vai subindo de patente por meio de missões bem sucedidas fazendo parte do batalhão de feiticeiros que através de gemas mágicas e um equipamento especial podem voar livremente, armados com rifles e munição de alto poder destrutivo, sendo perfeitos para missões rápidas e arriscadas.
Mas, sendo uma alma irredutível, Tanya não mudou quase nada perante tudo o que atravessou continuando apenas em busca da autopreservação e bem-estar alegando que Deus foi responsável pela bagunça que se tornou sua vida. A primeira temporada trouxe boa animação, um design de personagens único, boa direção de arte, leve inspiração de eventos históricos reais como as guerras mundiais do início do século XX e um confronto ideológico entre o Império Capitalista e a Federação Comunista. A série foi elogiada pela ousadia de colocar uma lolita narcisista, calculista e as vezes cômica e ensandecida no comando de um esquadrão militar e pelo carisma da mesma, apesar de mal perceber está tendo uma nova oportunidade de rever toda sua natureza, oferecida por um ser superior e misterioso que volta e meia surge de formas enigmáticas.

YOUJO SENKI, O FILME
Tanya agora é a líder do 203º esquadrão de feiticeiros aéreos do Império com grande aprovação dos militares de alta patente — que aliás só sabem tragar charutos e perder tempo com discussões pouco produtivas. Mesmo insistindo na busca por paz e sossego ela fica mais e mais encarregada de missões tensas e perigosas a quem, revoltada, alega ser tudo uma peça pregada contra sua vida pelo Ser X. O lance irônico é que seu real poder de ataque se manifesta apenas quando Tanya faz uma prece aos céus antes de realizar disparos com o rifle! 
Desta vez ela passa dos limites invadindo uma das principais cidades da Federação destruindo vários prédios e monumentos simbólicos da mesma e ainda para efeito de zoação cantando o hino nacional do Império. Isso gerou a fúria dos militares da Federação e a sede de vingança de Mary Syoux (dublada por Haruka Tomatsu) ela que tem aptidão mágica tão overpower quanto a de Tanya e perdeu seu pai morto em combate por esta durante a primeira temporada
O filme tem 1h40min de duração o que equivale a 5 episódios no formato tradicional. Devido o tempo menor o enredo é mais direto e dinâmico não apresentando uma qualidade de animação acima da série de TV porém tendo algumas cenas mais caprichadas e violentas apresentando personagens esmurradas ou alvejadas à queima-roupa. A ambientação continua bacana inspirada em cidades europeias do início do século XX e a trilha sonora é a mesma do anime naquela vibe de ópera com propaganda militar exagerada. 

O estúdio e a equipe técnica permanecem os mesmo com direção de Yutaka Uemura, roteiro de Kenta Ihara, direção de fotografia de Shingi Tonsho mas desta vez com Mizuka Ueda na direção de arte substituindo Satoru Hirayanagi

HÁ CHANCES DE UMA SEGUNDA TEMPORADA OU NOVO FILME?

Isso apenas o tempo dirá. O fato é que o filme termina em aberto com assuntos mal resolvidos deixando expectativas de continuação que dependem, óbvio, do potencial lucrativo da série. É aguardar pra ver e os interessados podem conferir Youjo Senki de modo oficial pelo link mais abaixo.

Deixe seu comentário e se curtiu, compartilhe.

Confira a seção "Leia Também" mais abaixo e outras postagens em nossa Home.


Nos siga nas redes sociais.


Valeu e até a próxima.


Links Relacionados:

* Assistir Youjo Senki (Serviço de Streaming Oficial)

* Vídeo promocional linkado diretamente do Youtube de acordo com termos de serviço da API e políticas de compartilhamento da plataforma.

Leia Também: