Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Ginga Eiyuu Densetsu Die Neue These (Review Final). O remake sensacional de um clássico da ficção científica espacial militar.




Esta análise têm dois públicos-alvos bem definidos: Pessoas que ainda não assistiram a um determinado anime e estão a procura de informações relevantes sem muitos spoilers e aqueles que curtem este tipo de publicação.

Dezembro está chegando e isto significa que a temporada de Outono\2019 entra em sua etapa final. É o momento de trabalhar nos reviews de algumas adaptações exibidas no período começando por Ginga Eiyuu Densetsu Die Neue These, o remake incrível deste anime que é um verdadeiro clássico da ficção científica espacial militar dos anos 1980\90.

A obra é originalmente uma light novel escrita por Yoshiki Tanaka (hoje com 67 anos) tendo ilustrações de Kato Naoyuki e Yukihisa Kamoshita totalizando 10 volumes publicados entre 1982 e 1987. No ano seguinte Ginga Eiyuu Densetsu (A Lenda dos Heróis Galácticos) começava a ser adaptado para anime pela parceria entre 3 estúdios: A Madhouse, a Artland e a Magic Bus porém, o meio de exibição principal não era a TV mas sim fitas VHS com episódios em formato OVA. 

A série recebeu um total de 110 episódios produzidos entre 1988 e 1997 alcançando a incrível nota de 9.04\10 nos reviews sendo até hoje o 7º anime mais bem ranqueado de todos os tempos no Myanimelist. (Observação: Esta nota e posição são atribuídas pelos usuários e podem variar com novos votos computados).

Pode-se dizer que a série marcou uma geração fascinada por ficção científica com ambientação espacial merecendo ser revisitada não apenas para apresentá-la às novas gerações como também devido a qualidade da animação que na época era "ok" mas totalmente ultrapassada para os padrões atuais. O remake veio a partir de 2018 com a primeira temporada (12 episódios) produzida pelo estúdio Production I.G., este que viu no enredo uma excelente oportunidade para criar uma série épica chamando-a de Ginga Eiyuu Densetsu Die Neue These. A título de curiosidade a expressão "Die Neue These" está escrita em alemão e significa "Uma Nova Tese" ou "Um Novo Começo".

REINHARD VON LOHENGRAMM VERSUS YANG WEN-LI
O enredo maduro e muito bem construído se passa 1400 anos no futuro por volta no século XXXV, momento em que a humanidade já dominou o universo mas como sempre vive em guerra estando dividida em duas grandes forças espaciais militares: O Império Galáctico (Monárquico) comandado pelo jovem e ambicioso Reinhard e a Aliança dos Planetas Livres (Democrático) tendo o jovem Yang Wen-li como um de seus oficiais mais renomados e talentosos.

A história tem uma ficção cientifica de qualidade repleta de combates espaciais estratégicas, bastante inspirados em confrontos navais reais, sendo cheia de desentendimentos políticos e conflitos ideológicos girando em torno desses dois personagens de características bem diferentes
Reinhard estava destinado a ser uma criança sem prestígio no Império Galáctico se não fosse o imperador ter se encantado por Annerose, sua irmã mais velha, e a desposado levando o garoto e seu fiel amigo Kircheis para a corte lhes conferindo títulos de nobreza. Reinhard tem um talento nato para batalhas espaciais e logo foi conquistando prestígio e reconhecimento (além de inimigos) mas sua ambição por comandar o universo dava sinais de corrupção o fazendo ter algumas atitudes reprováveis buscando vencer a guerra contra a Aliança. Além disso, seu alter ego o faz as vezes perder o controle agindo como um ditador.  
Yang Wen-li é o exato oposto sendo um militar de personalidade modesta e sem grandes ambições desejando ter uma vida tranquila. No entanto com seu talento, julgamento mais amplo, estratégico e diplomático ele logo foi posto na frente de comando liderando um dos batalhões espaciais mais vitoriosos da Aliança, auxiliado pela bela jovem Frederica, sua futura esposa, e diversos outros militares aliados.

Além da história bem arquitetada com situações que fazem sentido dentro de uma guerra, Ginga Eiyuu Densetsu explora bastante as consequências das atitudes direcionadas pelo ego, valores, virtudes, ambições, defeitos e ideologias dos personagens. Até os coadjuvantes são bem trabalhados nestes aspectos.

UM REMAKE DE VISUAL ATUALIZADO
Outro aspecto que brilha aos olhos neste remake tem sido a ótima qualidade visual e de animação entregue pelo estúdio Production I.G. O design de personagens, como o original, tem traços maduros com muitos protagonistas de etnias europeias fazendo uma releitura da aparência e caráter dos originais, adequando-os a 2019. Um bom exemplo é a personagem Frederica, braço direito de Yang Wen-li, tanto em aparência quanto em comportamento ela lembra mais uma jovem adulta dos tempos atuais do que os padrões que estavam em alta em 1982.
A computação gráfica implementada é de ponta representando os planetas, o universo e o design mecânico das espaçonaves militares, baseado nos desenhos de Shinobu TsunekiAtsushi Takeuchi. Me atrevo a dizer que você não encontrará espaçonaves de visual tão futurista e interessante quanto as exibidas no anime. Vê um batalhão desses objetos enfileirados no espaço ou pousando em algum planeta impressiona qualquer um.

Ginga Eiyuu Densetsu Die Neue These até o momento recebeu duas temporadas (Primavera\2018 e Outono\2019) totalizando 24 episódios. EMBORA NADA CONFIRMADO OFICIALMENTE acredito que o estúdio Production I.G. tenha interesse em adaptar mais arcos dos 110 episódios originais. O anime teve direção de Shunsuke Tada, roteiro de Noboru Takagi, design de personagens de Iwao Teraoka, direção de arte de Yusuke Takeda, direção de fotografia de Eiji Arai e direção de animação de Takayuki Gotou estando disponível no Brasil através do serviço de streaming oficial de forma paga ou gratuita com propagandas incluindo legendas em PT-BR, link abaixo.

Deixe seu comentário e se curtiu, compartilhe.

Confira a seção "Leia Também" e outras postagens em nossa Home.

Nos siga nas redes socias.

Valeu e até a próxima.

Links Relacionados:

* Assistir Ginga Eiyuu Densetsu Die Neue These (Site Oficial)

* Trailer oficial de Ginga Eiyuu Densetsu Die Neue These linkada diretamente do Youtube de acordo com termos de serviço da API e políticas de compartilhamento.

Leia Também: