Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Por que o primeiro Sword Art Online foi uma grande ideia? (Giganálise Comentário)




O texto é longo mas fiz uma boa pesquisa sobre o tema. Se você é fã de Sword Art Online ou apenas curioso este texto pode esclarecer muita coisa a respeito do sucesso da franquia.

Há 10 anos em atividade Sword Art Online é hoje uma das séries já consagradas e muito bem situadas no mercado. A obra de Reki Kawahara teve início em 2009 com o primeiro volume da novel e hoje possui uma legião de fãs pelo mundo (alguns haters também) expandindo sua presença do oriente ao ocidente e vendendo absurdos! 

Mas, quais os motivos do primeiro anime da série exibido há 7 anos se tornar um grande sucesso ao ponto de ser o responsável por toda a expansão nos anos seguintes? 

Sword Art Online 1 (2012) é atualmente o 3º mais popular de todos os tempos no Myanimelist com mais de 1.600.000 membros e incríveis 1.128.000 usuários votantes ficando atrás apenas de Shingek no Kyojin e Death Note, em popularidade  — Observação Importante: Esta posição é definida pelo número de membros e pode variar com o tempo — Alguns haters alegam que apesar do bonito visual e história bacana, SAO1 não é tão interessante ao ponto de se tornar um dos maiores ícones da história moderna da animação japonesa no entanto, esse comentário não leva em conta o momento em que o anime foi lançado e o oportunismo do autor Kawahara em explorar um tema que hoje já é clichê mas na época a juventude ansiava muito por algo do tipo! 

Para compreender o porque do sucesso é preciso fazer um paralelo entre o mundo dos animes e o mundo dos games (mais especificamente dos RPGs japoneses) e olhar para algo que a partir de 2005 estava se tornando cada vez mais popular: O Multiplayer Online.

A POPULARIDADE DOS MMORPGs NO JAPÃO COM A 7ª GERAÇÃO DE CONSOLES.

Mesmo que nos anos 1990 jogos como Doom 2 e Quake explorassem os rudimentos do multiplayer via rede e o próprio Playstation 2 e Xbox Original já trouxessem os primeiros hardwares dedicados a isso, o fato é que jogos onlines ainda eram uma raridade comercialmente pouco explorada.
Tudo iria mudar com a 7ª geração de consoles encabeçada pelo Playstation 3, Xbox 360 e Nintendo Wii que, somada ao avanço da internet pelo mundo, iria permitir a um número massivo de jogadores o acesso ao modo multiplayer e, claro, o Japão não poderia ficar de fora explorando bastante a nova tecnologia e popularizando uma modalidade chamada Massive Multiplayer Online Role Playing Game ou RPG Multiplayer Online Massivo que hoje chamamos de MMORPG.
Games desse tipo reúnem milhares ou até milhões de jogadores ao mesmo tempo em partidas com muita aventura, guilds a se formar, quests a se cumprir havendo inclusive mecânicas de socialização tipo trabalho, comércio e até casamento. O modo conquistou em peso o público japonês e aqui está o X da questão: Como o tema era de certa forma recente não havia quase ninguém que o tivesse explorado trazendo para o universo dos animes. Foi aí que Reki Kawahara enxergou a oportunidade de criar uma história única em 2009 onde os jogadores, em um futuro não muito distante, experimentariam pela primeira vez a tecnologia NervGear que os permitiam entrar em um novo MMORPG chamado Sword Art Online ficando presos dentro do mesmo até conseguirem zerá-lo, sob o risco de morrerem de verdade caso seu avatar falecesse no game.
Acreditem, na época isto era a ideia que faltava no mercado era o tema cujo tempo havia chegado! Quase ninguém havia abordado este tipo de história tão condizente com aquele momento cultural dos jovens japoneses. O autor ousou explorar algo que deu certo e se tornou moda trazendo um material bem construído que outros autores da época sequer pensaram em trabalhar a respeito. Quando o sucesso do anime explodiu o mercado despertou para uma mina de ouro tanto que uma nova tendência surgiu e de 2012 para cá veio uma enxurrada de séries parecidas com os inúmeros isekais de aventura se passando em mundos paralelos que inegavelmente lembram RPGs Online.

O empenho do estúdio A-1 Pictures em produzir um anime com bonito visual, um carismático e moderno design de personagens (inspirado nos desenhos do artista Bunbun) e boa animação foi outro fator determinante! Em certos aspectos o primeiro Sword Art Online parecia um pouco à frente de seu tempo implementando efeitos computadorizados de pós-processamento que começavam a ser explorados em massa no mercado.

No momento desta postagem Sword Art Online 3 Alicization está em exibição dando prosseguimento a série trazendo, em nossa opinião, um enredo mais maduro e ainda mais trabalhado que suas adaptações anteriores. Para os nostálgicos deixo abaixo a primeira open do anime interpretada pela cantora Lisa. Confira.

Deixe seu comentário e se curtiu, compartilhe.

Confira a seção "Leia Também" abaixo e outras postagens em nossa Home.

Nos siga nas redes sociais.

Valeu e até a próxima.

Links Relacionados:

* Assistir Sword Art Online (Serviço de Streaming Oficial)

* Observação: Primeira abertura de Sword Art Online linkada diretamente do Youtube de acordo com políticas de compartilhamento da plataforma. O vídeo foi postado em canal estrangeiro, não de nossa autoria, e estará disponível enquanto a plataforma não considerar violação de direitos autorais. Caso esteja lendo este artigo no futuro e a abertura não se encontre mais acessível, por favor, leve isso em consideração.

Leia Também: