Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Os 20 melhores animes de 2019 (Guia Definitivo). Quem levou o primeiro lugar?




O ano de 2019 no mercado de animes está chegando ao fim. Foi um período incrível com mais de 150 estreias e o Giganálise fez a cobertura de mais ou menos 120 dessas adaptações seja com notícias, primeiras impressões, comentários ou guias de temporada. 

É chegado o momento de fecharmos as contas e realizarmos a nossa lista com os 20 melhores animes do ano. Os selecionados foram avaliados com base em 3 fatores: Enredo, animação e diversão. Quanto melhor a história, mais madura e bem construída, maiores as chances do anime ser apresentado na lista. Se isto vier acompanhado de boa animação a possibilidade de está bem colocado é maior e caso tenha realmente entretido, aí sim ele pode concorrer a melhor do ano.

A lista está em ordem decrescente, do último ao primeiro colocado, e ao final deixamos algumas menções honrosas. Caso alguma adaptação não se encontre aqui ou não esteja na posição que julgue merecedora lembre-se que é apenas a opinião do Giganálise. Tudo beleza então, bora lá!

20º. Kouya no Kotobuki Hikoutai;

Este anime foi incluído pelo fator diversão. O enredo é simples, a animação não é das mais excepcionais mesclando um 2D mediano com 3DCG mas a série brilhou pelos constantes e frenéticos combates aéreos, muito bem dirigidos por Tsutomu Mizushima.

Pouca gente sabe da existência de Kotobuki até porque a maioria lhe torceu o nariz devido a animação mista. Quem decidiu acompanhá-lo foi surpreendido pela história que funciona bem, escrita por Michiko Yokoto, a atmosfera simpática, um conjunto de personagens femininas com bom carisma e muito tiroteio aéreo com manobras de tirar o fôlego.

Em resumo, Kotobuki é aquele tipo de anime que caso você deseje encontrar defeitos vai encontrar mas ainda assim ficará cativo e empolgado por ele.

19º. Gotoubun no Hanayome;

Aqui está outra série que não é perfeita mas neste caso se tornou sucesso! Gotoubun no Hanayome não é grande destaque em termos de originalidade ou criatividade de enredo sendo uma típica comédia romântica protagonizada por um professor particular sem dinheiro e 5 belas irmãs gêmeas que, no fim das contas, pensam mais em namorá-lo do que em estudar.

A animação também não é das mais elogiáveis tendo um design simples, distorções aqui e ali com movimentos truncados dos personagens de vez em quando mas tinha no elenco a Itsuki, a Nino, a Yotsuba, a Ichika e a Miku o que o fez conquistar fãs quase que instantaneamente. 

A história caiu nas graças do público e se tornou muito popular ao ponto de garantir uma segunda temporada em Janeiro de 2020. O estúdio Tezuka Productions inclusive não tinha planos de continuação mas ao perceber o verdadeiro "boom" da série, alavancando as vendas do mangá a valores estratosféricos, mudou de ideia.

18º. Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai;

Bokutachi cai no mesmo julgamento sendo um anime de visual modesto, animação razoável mas muito divertido se transformando em uma das comédias românticas mais queridas de 2019.

O enredo inclusive é parecido acompanhando um estudante com dificuldades financeiras na família tendo a oportunidade de alcançar uma ótima bolsa universitária sob a condição de trabalhar como professor particular de 3 belas garotas. Rumores afirmam que o mangá inspirou Gotoubun no Hanayome, tendo saído antes.

Bokutachi é uma das poucas comédias românticas veiculadas pela revista Shonen Jump sendo vista por muitos japoneses como sucessora espiritual de Nisekoi devido as situações criativas e personagens de características parecidas. 

17º. Dumbbell Nan Kilo Moteru?;

Um dos animes mais hilários do verão, sem dúvidas o grande empecilho para a popularidade de Dumbbell aqui no Brasil corresponde ao fato da série não ter vindo de forma oficial através de algum serviço de streaming.

A história é uma comédia ecchi com elementos esportivos acompanhando Hibike Sakura, uma jovem malandra e carismática com um apetite voraz decidindo suar pra valer e perder peso na academia Silverman acompanhada por suas amigas do colegial.

O anime foi produzido pelo estúdio Doga Kobo com boa animação, um bonito design de personagens mas poderia ter sido ainda melhor caso a história explorasse mais a fundo alguns temas tipo "Hibike Boxeadora" e o diretor Mitsue Yamazaki tivesse colocado as dicas sobre exercícios físicos em intervalos mais longos.

16º. Kanata no Astra (Astra Lost in Space);

Saindo também no verão, Kanata no Astra tinha uma história que combinava mistério, sobrevivência e exploração espacial acompanhando um grupo de estudantes perdidos há 5.000 anos-luz de distância do lar, sobrevivente à bordo de uma velha nave espacial.

Embora se desenvolva sobre um tema dramático a série é cômica tendo atmosfera leve, boa animação e principalmente ótima direção de arte e design cores. 

Kanata e seus amigos elaboram um plano de retorno necessitando obrigatoriamente fazer paradas rápidas em 5 planetas específicos com o objetivo de coletar água e alimento. Durante a história segredos delicados vão sendo revelados sobre a vida de cada um. 

A adaptação teve final fechado e um pouco apressado sendo produzida pelo estúdio Lerche em 12 episódios que correspondem a 14 já que tanto o primeiro quanto o último tiveram 40 minutos de duração. 

15º. Shinchou Yuusha;

Se esta lista fosse baseada apenas na zueira Shinchou Yuusha ficaria com toda certeza nas primeiras colocações. O anime acompanha a deusa Rista que invoca um herói de outro mundo para salvar a terra do perigoso rei Maou e seus lacaios. 

No entanto ela tem a sorte/infelicidade de escolher Seiya que embora seja um herói de grande potencial é desnecessariamente cauteloso e insubordinado além de pouco romântico, jogando um banho de água fria no coração apaixonado da jovem deusa.

Em termos de comédia Shinchou Yuusha foi um dos melhores do ano mas pecou pela animação inconstante que o levou a ter episódios atrasados por duas vezes e um certo exagero com momentos que forçam a barra tipo chutar a Rista para dentro de um portal como se a personagem fosse algo imprestável.

O anime claramente teve produção apressada e algumas distorções bizarras no visual com o protagonista quase irreconhecível em algumas cenas.

14º. Hataage! Kemono Michi;

Hataage! Kemono Michi segue a mesma vibe tendo alguns aspectos melhores. 

O anime é originalmente um mangá escrito pelo mesmo autor de Konosuba e acompanha o protagonista Genzou Shibata, um lutador de vale-tudo tarado por animais que é sumonado para um mundo e fantasia repleto de criaturas antropomórficas (meio humanas, meio animais) pela bela e jovem princesa Altena para ser o herói que salvaria a todos das terríveis bestas demoníacas.

Como essas criaturas são basicamente animais Genzou recusa-se e indignado com a proposta nocauteia a princesa usando um suplex alemão.

A zueira corre solta, é criativa e bem imaginada. Existem momentos de comédia extrema que você não espera e obrigatoriamente irão lhe arrancar umas boas gargalhadas além personagens femininas carismáticas e... uma formiga faxineira. Rola até um flerte com uma cadela tiazona.

13º. Lord El-Melloi II Sei no Jikenbo: Rail Zeppelin Grace Note;

Dois fatores levam Lord El-Melloi II ao 13º lugar: O enredo misterioso e a qualidade visual bem acima da média de mercado.

Produzido pelo estúdio Utotable o anime tem uma pegada de mistério sombrio que pode não agradar a todos sendo um spin-off da série Fate protagonizado por Waver Velvet, ele que em Fate/Zero (2011) era apenas um garoto frágil que se tornou o mestre do herói Scandall.

Waver sobreviveu a guerra pelo Santo Graal e após a morte dos pais vendeu todos os bens para se matricular na "Torre do Relógio", uma das maiores escolas de magia do mundo. 

Certos eventos acontecem, ele contrai uma dívida considerável assumindo o título de Lord El-Melloi II e se torna um professor de magia respeitado e querido pelos alunos embora não seja exatamente o tipo de personagem corajoso e bem disposto. 

El-Melloi possui uma pupila chamada Grey, ela que tanto em aparência quando em destino tem certa ligação com "Saber", a grande protagonista da série principal. A qualidade visual é inquestionável com um belo design de personagens, excelente direção de arte, texturas de cenários caprichadas, ótimos efeitos computadorizados de iluminação e sombreamento e claro, boa animação.

12º. Mobile Suit Gundam: The Origin - Advent of the Red Comet;

Mobile Suit Gundam em 2019 comemora exatos 40 anos desde que o primeiro anime da série veio ao ar.

Título icônico reconhecido como o pai do estilo meca de ação, para homenageá-lo o estúdio Sunrise presenteou os fãs com The Origin - Advent of the Red Comet que pode ser considerado um prólogo da história centrado no personagem Char Aznable.

A trama aborda sua infância, como ele perdeu os pais, como trocou de nome e identidade, a separação de sua irmã Sayla Mass até o momento em que ganhou o apelido de Cometa Vermelho pilotando um dos primeiros Mobile Suits das forças de Zeon.

Aznable é um personagem emblemático que marcou uma geração como um anti-herói movido por poder e ressentimentos do passado. Este prólogo cobre os acontecimentos até o início da guerra contra a Federação da Terra apresentando ótima qualidade visual, ótima animação, narrativa bem humorada, excelentes efeitos visuais computadorizados com destaque para a modelagem e movimentação dos mecas além, é claro, do enredo marcante cheio de desavenças político-militares e combates espaciais.

11º.  Fate/Grand Order: Zettai Majuu Sensen Babylonia;

Fate/Grand Order não está em uma posição melhor na lista por fatores misteriosos que não o deixaram tão em pauta quanto os primeiros colocados no entanto não poderia ficar fora dos melhores do ano. 

Baseado em um game mobile de mesmo nome, o enredo pode ser considerado uma história paralela da série Fate com novos personagens, novos protagonistas e a presença direta ou indireta de alguns coadjuvantes da linha narrativa principal.

A história não é excepcional mas é bacana e a animação tem momentos excelentes com movimentos fluídos e complexos. Grand Order tem certa popularidade mas, até o momento, não alcança um nível de consagração semelhante a outros títulos da série canônica tipo Fate/Stay Night e Fate/Zero.

10º.  Enen no Shouboutai (Fire Force);

Embora não seja o melhor anime do ano Enen no Shouboutai é sem dúvidas o segundo melhor shonen de ação de 2019 superando outros títulos como Boku no Hero Academia 4, Radiant 2, Black Clover, Boruto e One Piece.

A história se passa em um mundo paralelo regido pelo fogo e pelo sol acompanhando um grupo de bombeiros com poderes especiais enfrentando de início um perigoso fenômeno chamado "combustão humana expontânea" que transforma as pessoas em criaturas incendiárias apelidadas de infernals.

A adaptação teve uma direção de arte muito inspirada, um excelente design de cores com tons saturados, um design de personagens com traços únicos, boa comédia e alguns momentos de combate simplesmente excepcionais protagonizados por Shinra e seus amigos. Se você curte shonens de ação este é um título obrigatório.

09º. Kaguya-sama wa Kokurasetai;

Um dos grandes megahits do ano! Kaguya-sama veio ao ar no inverno apresentando a comédia romântica mais irônica, sarcástica, cheia de segundas intenções e carismática em muito tempo.

A trama é protagonizada por Shirogane, o jovem presidente do conselho estudantil, e sua vice-presidente a rica, refinada e por vezes assustadora e temível Kaguya-sama.

Ambos representam a elite do corpo estudantil de uma renomada instituição de ensino e estão apaixonados mas uma confissão de amor seria vista como sinal de franqueza e humilhação. Desse modo Shirogane e Kaguya entram numa guerra fria cheia de planos mirabolantes e alfinetadas procurando obrigar o lado oposto a se confessar primeiro.

A série conquistou o sucesso alcançando notas médias de 8.4\10 nos reviews. Tinha boa animação, um bonito design de personagens, ótima direção de arte e, claro, a presença da personagem Chika, ela que viralizou na internet com sua dança produzida com técnica de rotoscopia que ficou incrível.

Confesso que Kaguya-sama tinha um ou outro momento onde a criatividade não era tão grande assim mas no geral se superou e inclusive já garantiu uma segunda temporada ainda sem data de estreia.

08°. Psycho-Pass 3;

Este foi o retorno brilhante de um dos melhores animes em estilo ficção científica com investigação policial.

Muita gente não curtiu a completa troca de personagens mas no final se rendeu ao enredo mais maduro, bem construído, o universo futurista com pegada cyberpunk, boa animação, direção de arte enfim... Psycho-Pass 3 veio para marcar presença não devendo em nada aos títulos anteriores da franquia.

É uma série de nicho mais voltada para jovens-adultos. Se você curte o estilo e não conhece Pycho-Pass deveria lhe dá uma chance!




07º. Shingeki no Kyojin 3 - Parte 2;

O anime que surpreendeu a todos nesta última década apresentou em 2019 a segunda parte de sua terceira temporada trazendo um confronto épico pela retomada da muralha Maria, um embate incrível contra o Titã Bestial e muitas revelações que os fãs (que não leram o mangá) desejavam saber há vários anos.

Em termos de universo construído e dinâmica de narrativa poucos animes conseguem competir contra Shingeki no Kyojin. 

A série já está com uma 4ª e última temporada garantida para o final de 2020 e o estúdio Wit mais uma vez conseguiu entregar episódios empolgantes com personagens marcantes impulsionados por motivos fortes o suficiente para dedicarem suas vidas a uma causa.

06º. Ginga Eiyuu Densetsu Die Neue These 2;

Sendo honesto, se estivesse julgando apenas o enredo tanto Ginga Eiyuu Densetsu quanto Vinland Saga que vem mais abaixo estariam nas 1ª e 2ª colocações da lista.

No entanto minha avaliação não leva em conta apenas a história mas o conjunto todo da produção. Desse modo, para que tudo fique o mais justo possível, decidi colocá-los nas posições em que estão.

Em termos de maturidade de enredo, história bem trabalhada e construção de personagens Ginga Eiyuu Densetsu foi um dos melhores do ano. O nível de profundidade no que diz respeito a explorar situações que envolvem virtudes e defeitos humanos tipo ambição pelo poder ou conflitos políticos é simplesmente inegável.

Este anime é o remake de um clássico da ficção científica espacial e militar dos anos 1980\1990. A história acompanha a guerra entre as forças do Império comandadas pelo jovem e ambicioso imperador Reinhard contra a União dos Planetas Livres tendo o jovem Yang Weng-li como um de seus mais talentosos oficiais.

Um trabalho de respeito o remake vem sendo produzido pelo estúdio Production I.G. A animação é de boa qualidade, o design de personagens é adulto, ocidental e bem polido e os efeitos visuais computadorizados são de encher os olhos com destaque para o design tridimensional das naves espaciais e a grandeza com que são colocadas em cena.

Reconheço que não foi um anime tão popular por não fazer o estilo da grande massa porém devido a história bem arquitetada com peso suficiente para prender atenção até mesmo de pessoas adultas, Ginga Eiyuu Densetsu Die Neue These 2 está na lista.

05º. Vinland Saga;

Esta obra é o resultado encontrado quando o autor decide ir além do esperado. Decidido a produzir uma história épica por vezes cruel, impactante e revoltante o estúdio Wit apresentou Vinland Saga em 2019 baseado no mangá de mesmo nome escrito por Makoto Yukimura.

Aqui não temos heróis! Apenas pobres diabos vítimas e protagonistas de um mundo medieval cruel regido pela guerra, cobiça, roubos e violência gratuita contra os mais indefesos.

A trama acompanha o jovem Thorfinn que viu com os próprios olhos seu amado pai Thorn, grande guerreiro, ser assassinado por Askellad e seus mercenários. O protagonista ainda criança junta-se ao grupo daquele que lhe tirou seu pai para um dia conseguir obter vingança em uma luta justa. A história vai muito além disso e decidirá o destino do próximo rei dos Vinkings.

A pesquisa de época é sensacional, a história tem um peso e construção que não dá pra ignorar mas a formação dos personagens é que assusta de tão bem trabalhada. As expressões faciais, marcas de desgaste, velhice, transtornos de vida tudo é muito impressionante.

Askellad se destaca por despertar comoção e revolta ao mesmo tempo sendo um mercenário veterano, filho de um serva forçada a ter relações com um certo rei. Se por um lado o personagem tem um bom senso de humor por outro é capaz das maiores atrocidades sem expressar uma gota de hesitação ou remorso.

04º. Dr. Stone;

Divertido e absurdamente criativo Dr. Stone fica em 4º lugar por ser capaz de despertar um sentimento de empolgação e curiosidade como nenhum outro anime da lista! 

A série que definiu a expressão "shonen de aventura" em 2019 trouxe uma trama que não é revolucionária mas buscou autenticidade perante tudo mais que foi visto no ano. 

O enredo traz a brilhante ideia de mesclar aventura e ficção científica além de apresentar um design de personagens e direção de arte únicos. A história se passa mais de 3 milênios no futuro quando a humanidade começa a se libertar de sua escravidão de pedra causada por um misterioso raio de luz que transformou a todos em estátuas.

O protagonista Senku é considerado um gênio e uma verdadeira biblioteca do conhecimento científico. Ao ver que após tanto tempo a humanidade voltou a idade da pedra ele decide usar toda a sua inteligência para trazer de volta o progresso e a modernidade. Porém antes precisará enfrentar Shichio Tsukasa, o jovem considerado o mais forte do mundo que não vê necessidade de nenhum avanço tecnológico ou adultos corrompidos decidindo impedir os planos do protagonista. 

Dr. Stone já tem uma segunda temporada garantida ainda sem data de estreia.

03º. Kimetsu no Yaiba;

A partir daqui as escolhas ficam bem apertadas. Kimetsu no Yaiba foi na opinião de muitos o melhor shonen de ação do ano o que não é pouca coisa se tratando de um estilo com tamanha concorrência.

Produzida com capricho pelo estúdio Utotable a série acompanha o personagem Tanjirou que teve sua família assassinada por demônios e sua irmã Nezuko infectada sendo também transformada em uma dessas criaturas mas ainda mantendo consciência e sentimentos humanos. Eles juntam-se ao grupo de Demon Slayers na esperança do protagonista um dia alcançar a cura da irmã.

Kimetsu no Yaiba é dinâmico, empolgante, absurdamente hilário devido a presença inconfundível do personagem Inosuke tendo ótima animação e a aplicação de recursos computadorizados que deixaram o design, os cenários, as cores e sombras simplesmente incríveis. 

O mangá tem vendido absurdos no Japão batendo de frente com o monstruoso One Piece e já garantiu uma continuação na forma de filme que sairá em algum momento no futuro.

02º. Tate no Yuusha no Nariagari;

Este foi um dos animes mais surpreendentes do ano acompanhando um herói sumonado para um mundo de fantasia e depois traído por aqueles em quem confiava.

Teve boa animação, teve um enredo que soube apertar os botões certos para despertar o interesse do público e afinal de contas tinha a Rathtalia, uma das personagens femininas mais amadas do ano. 

Tate no Yuusha fez tanto sucesso que já tem duas temporadas programadas para o futuro e mal posso esperar pra ver o que o estúdio Kinema Citrus irá fazer com a série.





01º. Sword Art Online Alicization;

Dentro do que falei no início sob o julgamento baseado no enredo, animação e diversão este é um dos mais equilibrados da lista. 

2019 marcou o retorno de Sword Art Online após 5 anos desde que a Season 2 foi exibida. O arco Alicization tem sido uma renovação trazendo uma história ainda melhor, mais dramática e com mais peso e profundidade que as adaptações anteriores. 

Renovar, manter relevante e além disso superar uma série já consagrada no passado não é pra todo mundo mas o autor Reki Kawahara e o estúdio A-1 Pictures conseguiram esta façanha!

Dois aspectos foram decisivos para garantir esta posição. Primeiro, a estreia da personagem Alice que é a única em toda a saga, pelo menos em minha humilde opinião, que tem personalidade forte e presença em cena a altura da protagonista Asuna e segundo, a qualidade visual e de animação. 

Se a lista julgasse apenas este aspecto Alicization também estaria em primeiro lugar por ser um dos animes mais bonitos e bem produzidos do ano batendo de frente com Kimetsu no Yaiba. Além da boa animação e do design muito carismático os efeitos visuais pós-animação utilizados nas texturas das roupas, mechas de cabelo e armaduras arrancam elogios sendo um feito técnico que não se vê todo dia.

Algumas menções honrosas: Ahiru no Sora, Boogiepop wa Warawanai, Bungo Stray Dogs 3, Choujin Koukousei-tachi wa Isekai demo Yoyuu de Ikinuku yo desu!, Dororo, Dungeon ni Deai 2, Fairy Gone.

Deixe seu comentário e se curtiu, compartilhe.

Confira a seção "Leia Também" além de outras postagens em nossa Home.

Nos siga nas redes sociais.

Valeu e até a próxima.

Leia Também: