Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Psycho-Pass 3 (Review Final). Arata Shindou e Kei Mikhail Ignatov agora em possa das temíveis Dominatos!




Os reviews do Giganálise têm dois públicos-alvos bem definidos: Primeiro, pessoas que ainda não assistiram a um determinado anime e estão a procura de informações relevantes sem grandes spoilers e, segundo, aqueles que curtem este tipo de publicação. São textos relativamente longos, desde já agradeço a compreensão.

Psycho-Pass 3 é mais um anime a chegar ao fim agora no mês de Dezembro junto a temporada de Outono\2019. 

Exibido em um formato incomum de 8 episódios com 45 minutos de duração cada um (equivalentes a mais ou menos 18 episódios de  20 minutos) a continuação de início criou desavenças. Teve gente que reclamou, que não gostou da mudança completa de personagens mas ao final a série foi bem aceita se tornando tão boa quanto as adaptações anteriores.

Após os eventos chocantes e reveladores da segunda temporada de 2014 e da trilogia de filmes Sinners of the System, personagens antigos saem de cena dando lugar há um novo grupo de investigadores liderados pela jovem Mika Shimotsuki (dublada por Ayane Sakura). 

Este parágrafo é dedicado as pessoas e o estúdio responsáveis pela animação. Caso não tenha interesse em dados tipo nome do autor ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo seguinte. Psycho-Pass (Passe de Psicopatia) é um anime original em estilo ação policial e ficção científica se passando em um futuro distópico, idealizado e produzido pelo estúdio Production I.G. com direção de Naoyoshi Shiotani. A primeira temporada foi exibida em 2012 (22 episódios) sendo de cara um sucesso rendendo uma sequência em 2014 (11 episódios) além de diversos filmes e versões em novels e mangás. Esta terceira temporada que analisamos foi exibida durante o Outono\2019 (de Outubro a Dezembro) tendo boa recepção alcançando atualmente nota 7.9\10 no Myanimelist ficando entre os 1000 mais bem ranqueados do website. (Observação: Esta nota e posição são atribuídas pelos usuários e podem variar com novos votos computados)

O SISTEMA SIBYL

Psycho-Pass 3 se passa exatos 100 anos no futuro em uma Tóquio distópica regida por um sistema de controle social chamado Sibyl. A ideia é que com o avanço tecnológico e crescimento populacional a humanidade ficou caótica. O Japão procurando se tornar um dos lugares mais seguros do mundo criou tal sistema que permite, através de pistolas especiais chamadas Dominators, medir o nível de saúde mental ou psicopatia de qualquer indivíduo indicando se tal pessoa está à beira de um ataque de nervos ou se é um potencial candidato a crimes e atos hediondos. 
Cada indivíduo é classificado de acordo com a matiz de seu psycho-pass. Números baixos entre 0 e 50 indicam que a pessoa é saudável e pode viver normalmente. Valores entre 50 e 80 revelam que o sujeito está exaltado com a matiz um pouco manchada, precisando de acompanhamento psicológico para ser reintegrado a sociedade. Números acima de 80 são sinais de perigoso necessitando que o indivíduo seja detido através de um disparo não letal, já valores muito altos revelam criminosos compulsivos que podem ser eliminados no local por um disparo energético de uma Dominator, causando destruição generalizada das células e explosão do corpo.

OS NOVOS PROTAGONISTAS

Há muita coisa a se falar a respeito dos segredos sombrios desse tal sistema mas não é o foco do review e fica para quem desejar conferir as adaptações anteriores. O fato é que agora um novo grupo de investigadores criminais foi selecionado como protagonistas sendo eles Arata Shindou e Kei Mikhail Ignatov.
Arata (dublado por Yuki Kaji) é um jovem japonês extrovertido tendo a capacidade de fazer o "mergulho" no qual ele entra em uma espécie de transe mental podendo reviver na pele acontecimentos ocorridos em locais de crime sob o risco de entrar em colapso precisando de alguém que o puxe de volta à realidade. Seu parceiro de trabalho é Kei (dublado por Yuuichi Nakamura), um ex-militar russo que veio para o Japão na segunda geração de imigrantes. Ele tem amplo domínio em artes marciais mantendo-se na maior parte do tempo calmo e centrado nas investigações podendo eventualmente ter alguma exaltação mais pontual em presença de atos injustos. Kei tem uma jovem esposa chamada Maiko que também é imigrante. Vale ressaltar que na trama pessoas de outros países são mal vistas por boa parte da sociedade.
Os dois são auxiliados pelos coadjuvantes: Shou, Kazumichi, Todoroki e pela jovem Mao Kisaragi além de termos de volta a presença da ShionO motivo desses personagens, embora trabalhando para o departamento criminal, não serem considerados investigadores é devido suas matizes estarem manchadas e eles basicamente são policiais com risco considerável de cometerem atos criminosos, reintegrados a sociedade sob a condição de trabalharem para o bem comum.

O ENREDO E O VEREDITO

Juntos eles investigam diversos crimes que direta ou indiretamente têm relação com a Befrost, uma organização que controla a cidade de Tóquio nas sombras como se fosse um jogo comandando um grupo de indivíduos chamados "raposas". Tais indivíduos são compostos por autoridades religiosas e políticas do país.
Como fã da série posso afirmar que Psycho-Pass 3 não decepcionou nem fica devendo aos animes anteriores. Pode ser triste para os fãs apegados aos antigos personagens mas a história tem a mesma linha de investigação policial combinada com bons momentos de ação. Os novos protagonistas fazem frente a tudo que já foi mostrado na franquia com presença e postura tão carismática quanto os anteriores.
É claro que entre uma e outra investigação policial existem momentos de diálogo um pouco massantes mas isso também ocorreu em Psycho-Pass 1 e 2 e servem para esclarecer muita coisa sobre a trama.

QUALIDADE VISUAL

O estúdio Production I.G. mais uma vez caprichou no aspecto técnico. O design de personagens foi novamente feito por Akira Amano e como Psycho-Pass tem uma vibe um pouco cyberpunk o anime se passa quase sempre a noite com sombras marcantes e ambientes mais escuros que foram bem representandos na direção de arte de Shuuichi Kusamori
O estúdio usou efeitos computadorizados que trazem um polimento visual mais refinado e a animação é de ótima qualidade havendo alguns momentos de combate fluidos e interessantes. Raramente você consegue enxergar quadros estáticos ou distorções de design. Por ter sido produzido com episódios mais longos o modo como a história se desenrola parece mais detalhado embora os casos investigados se encerrem em duas ou três apresentações.

Psycho-Pass 3 está disponível de forma oficial na Amazon Prime Video com legendas em Português, link abaixo.

Deixe seu comentário e se curtiu compatilhe!

Confira a seção "Leia Também" mais abaixo além de outras postagens em nossa Home.

Nos siga nas redes sociais.

Valeu e até a próxima.

Links Relacionados:

* Assistir Psycho-Pass 3 (Site Oficial)

* Vídeo promocional de Psycho-Pass 3 linkado diretamente do Youtube de acordo com termos de serviço da API e políticas de compartilhamento.

Leia Também: