Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Japão já possui 89% do território nacional fora do estado de emergência. Entenda como isso afeta positivamente a indústria de animes. (Giganálise Comentário)

No último mês de Abril o primeiro ministro Shinjo Abe (basicamente o presidente do Japão) decretou estado de emergência devido a epidemia do Coronavírus. 

Dias depois o decreto foi estendido para todo o território nacional afetando a economia e comprometendo inclusive a indústria de animes além de colocar o país sob risco de uma recessão tão grande quanto a ocorrida após a segunda guerra mundial.

No entanto a situação vem melhorando nestas últimas semanas. No último dia 14 de Maio, segundo o website Anime News Network, 39 das 47 prefeituras do país já estavam fora do estado de emergência e hoje, 21 de Maio, o número subiu para 42 (89%) deixando apenas Tokyo, Kanagawa, Chiba, Saitama e Hokkaido ainda em alerta máximo.

Apenas para contextualizar, devido o Japão ser um país pequeno ele é subdivido em "Prefeituras" que correspondem a estados menores administrados por governadores escolhidos em votação pública. 

A liberação não significa que o país está livre de novos decretos mas já libera boa parte da população com o objetivo de reaquecer gradualmente a economia incluindo, é claro, os estúdios de animação. A temporada de Verão que começa em Julho promete bem menos adiamentos que esta Primavera. 

Para que o país retorne a normalidade o governo decretou que semanalmente deve haver no máximo apenas 1 nova infecção do Covid-19 para cada 200.000 habitantes. Esta meta ainda precisa ser alcançada por Tokyo, Kanagawa e outras prefeituras citadas acima.

Até a última Segunda-feira o Japão havia registrado 16024 casos da doença com 668 mortos correspondendo a uma média de 4.16%, abaixo da maioria dos países ocidentais.

Deixe seu comentário e se curtiu, compartilhe.

Confira outras postagens em nossa Home.

Nos siga nas redes sociais.

Valeu e até a próxima.