Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Hinamatsuri. Anime choramingoso, hilário e filha da mãe. (Review Final)



Nem preciso mencionar que Hinamatsuri foi um dos animes mais assistidos dessa temporada de Primavera\2018. Com uma comédia de rachar o bico, ótima qualidade visual, personagens cativantes e uma boa dose de drama expondo alguns problemas sociais que existem mesmo em países desenvolvidos como o Japão, Hinamatsuri alavancou uma enxurrada de fãs e comentários positivos durante a sua exibição. Infelizmente a temporada está se indo e com ela essa obra deixará saudades sendo um bom momento para fazermos um review final, com o máximo de spoilers evitados, para consultas futuras.

Como sempre aqui no Giganalise deixamos um parágrafo de nossos reviews para a staff, as pessoas e o estúdio por trás da animação. Caso você não esteja interessado em dados tipo, nome do autor, adaptações anteriores do estúdio ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo seguinte.

Hinamatsuri é originalmente um mangá escrito e ilustrado por Masao Otake. A obra já possui 14 volumes, o 1º lançado em Julho de 2011 e o 14º em Março de 2018. As boas vendas chamaram a atenção do estúdio Feel (que ficou famoso por ter produzido animes tipo Tsuki ga Kirei e a segunda temporada de Oregairu). Em um total de 12 episódios Hinamatsuri foi ao ar na temporada de Primavera\2018 (abril, maio e junho) com direção de Kei Oikawa, roteiro adaptado de Keiichirou Ouchi e música de Yasuhiro Misawa tendo uma enorme receptividade alcançando nota  8.1\10 no IMDB, 8.2\10 no Myanimelist e 4.8\5 no Crunchyroll no momento dessa postagem (essas duas últimas notas são dinâmicas e variam um pouco com novos votos computados).

O enredo

Yoshifumi Nitta (dublado por Yoshiki Nakajima) é um gangster integrante da Yakuza que adora colecionar vasos raros. De volta para casa após "um dia produtivo de trabalho", se é que podemos chamar assim, ele é surpreendido por um objeto oval que surge do nada e cai sobre sua cabeça. Pensando ser um sonho ele decide dormir acreditando que no dia seguinte tudo estaria resolvido porém ao acordar lá está o mesmo objeto no canto da sala exibindo o rosto de uma garota que lhe pede para apertar um botão localizado na parte de trás. A garota em questão é Hina (dublada por Takako Tanaka). Com poderes telecinéticos overpowers, de personalidade desligada e raciocínio anestesiado ela passa a chantageá-lo, não tendo para onde ir Hina exige que Nitta lhe dê casa, comida e roupa lavada além de matriculá-la no colégio do contrário alguns vasos raros podem "acidentalmente" cair no chão.

Anzu e Hitomi

Hina não é a única a protagonizar o anime outras personagens como Anzu (dublada por Rie Murakawa) e Hitomi Mishima (dublada por Kaede Hondo) são o centro das atenções em vários episódios o que fez muita gente aqui no Brasil questionar Hina como personagem principal já que as rotas das outras personagens são tão ou mais cativantes. Anzu é uma telecinética que veio a procura de Hina mas acabou não conseguindo voltar para casa e teve que viver como sem-teto durante a primeira metade de Hinamatsuri. Ela protagonizou alguns dos momentos mais comoventes da série e outros hilários, de início Anzu começou a roubar para sobreviver já que decidiu não usar seus poderes para tirar vantagem dos outros. Depois ela passou a coletar latinhas ganhando uma quantia ridícula de tão baixa e precisando se despedir de seus amigos de rua foi adotada por uma família levando muita gente a refletir com mais atenção sobre problemas tipo os sem-teto e o abandono infantil.

Já Hitomi é colega de Hina, dedicada porém super azarada o abacaxi sempre acaba em suas mãos deixando ela super estressada e atarefada. Hitomi foi enganada por Otako (dublada por Yoko Hikasa) que a obrigou a trabalhar como bartender já que a garota possuía habilidades excepcionais para isso. O difícil é Hitomi conseguir esconder o fato de ser uma adolescente do ensino médio trabalhando em um estabelecimento que vende bebida alcoólica visitado constantemente por gangsters. É incrível mas, a moça é um imã de problemas, tudo acontece de errado deixando-a exausta carregando os problemas dos outros. Além de memes faciais hilários, essa personagem nos leva a refletir sobre situações tensas tipo a exploração de menores e o trabalho infantil.

Com momentos choramingosos (se é que esse termo existe) e sarcásticos, Hinamatsuri trouxe uma forma diferente de fazer comédia, bem mais malandra e perspicaz. A ideia deu muito certo com uma audiência garantida em seu últimos episódios em exibição nas próximas semanas.




A comédia


Hinamatsuri possui uma comédia super irônica, sarcástica e filha da mãe sendo isso que o levou a tamanha audiência. Com ótima direção e muitos memes faciais algumas situações são impagáveis. Uma das principais é a quase despedida de Hina que decidiu ir embora deixando Nitta para trás mas, ao ficar decidido que ela poderia voltar para casa Hina regressa toda contente acreditando que encontraria Nitta triste e desolado por tê-la perdido no entanto, encontra o cara festejando e usando fantasia como se tivesse finalmente se libertado da escravidão.

Nitta vive procurando ter um encontro com a dona do bar que frequenta e precisou fingir ser pai de Hina para justificar sua presença mas não gostou nada de saber que sua fama de festeiro e conquistador estava indo pelo ralo com todo mundo falando que de playboy ele passou a ser um dedicado pai atendendo aos pedidos de sua pequena filha. Sem mencionar que apesar de no íntimo do coração haver afeto entre ambos o cara vive nos nervos já que Hina só lhe dá gastos além de alguns vasos quebrados aqui e alí.

Qualidade Técnica e Artística.

O design de personagens é muito bacana com rostos cheios e arredondandos dando destaque para a textura usada nos cabelos que transmite a sensação de brilho e reflexividade deixando o anime visualmente chamativo. A qualidade da animação é muito boa não havendo momentos com grande falta de frames ou distorção de personagens deixando a adaptação agradável ao ser assistida. Em um mercado onde vários estilos já foram implementados o autor criou sua própria linguagem visual reforçando a comédia. Você consegue facilmente rir de personagens como a Hina apenas por olhar para ela.

Hinamatsuri está disponível pelo serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas. Link abaixo. Nós temos outras publicações feitas durante nossa cobertura sobre essa adaptação durante a temporada. Veja links relacionados.

Se curtiu, compartilhe e ajude o Giganalise a crescer.

Valeu e até a próxima.


Links Relacionados:

* Hinamatsuri. Primeiras Impressões, a garota telecinética mais malandra, cativante e chantagista da temporada de Primavera\2018

* Por que você deveria assistir Hinamatsuri? (Giganalise Dicas)

* Assistir Hinamatsuri


Vídeo promocional linkado do Youtube de acordo com direitos de API e políticas de compartilhamento.
 

Leia Também:
https://giganalise.blogspot.com.br/2017/10/blend-s-comedia-bonitinha-da-temporada.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2017/08/demi-chan-wa-kataritai-entrevista-com.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2017/08/eromanga-sensei-minha-irma-e-uma.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2017/04/gabriel-dropout-uma-anja-viciada-em.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2017/09/gamers-muitas-risadas-e-confusoes-numa.html