Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Rerided: Tokigoe no Derrida, review final. Um anime original de ficção científica e viagens no tempo.



Twitter: @Giganaliseanime | Facebook: Giganaliseanime

Rerided: Tokigoe no Derrida chegou a seu último episódio neste mês de Novembro\2018. Com um enredo consistente embora pouco inovador e uma qualidade visual aceitável o anime foi um projeto original (sem mangá) em estilo drama e ficção científica abordando viagens no tempo. Nesse review, com o máximo de spoilers evitados, vamos comentar brevemente sobre seu roteiro, elenco de personagens, qualidade visual e suas similaridades com Steins;Gate procurando esclarecer os motivos que fizeram Rerided ser querido por alguns mas pouco valorizado por uma parcela significativo dos que o assistiram.

Esse parágrafo é dedicado as pessoas e o estúdio por trás da animação, caso não esteja interessado em dados tipo nome do autor ou notas em sites e fóruns basta saltar para o parágrafo seguinte. Rerided: Tokigoe no Derrida (tradução adaptada, "Retorno: Derrida, Aquele que Volta no Tempo") é um anime original em estilo drama e ficção científica produzido pelo estúdio Geek Toys e dirigido por Takuya Satou. Em um total de 12 episódios a série foi ao ar entre as temporadas de Verão e Outono de 2018 recebendo nota 3.1\5 no Crunchyroll e 5.9\10 no Myanimelist no momento dessa postagem (essas notas variam com novos votos computados). Embora taxado de clichê e visualmente simplório em nossa opinião Rerided é detentor de alguns atributos positivos que poderiam ter lhe conferido notas um pouco mais elevadas na casa de 3.5\5 e 6.5\10, respectivamente.

O que Rerided tem em comum com Steins;Gate?
Quem o assistiu percebeu logo na primeira metade que o anime reutilizada várias idéias provindas de Steins;Gate que, como muitos já sabem, é um dos animes de drama e ficção científica mais queridos do planeta. Acontece que Rerided foi dirigido por Takuya Satou, entre vários outros projetos ele também foi o diretor do primeiro Steins;Gate de 2011. Desse modo, ideias tipo viagens no tempo, enviar sua consciência de volta ao passado para mudar eventos que levariam a um futuro desastroso e o conflito dramático do protagonista foram reinventadas por Takuya e pelo bom roteirista Kenji Konuta e aplicadas em Rerided. Fica aqui bem claro que Tokigoe no Derrida não é uma cópia descarada de Steins;Gate mas aplica alguns conceitos semelhantes em sua história.

O Início do Enredo (Spoilers Evitados)
Rerided conta a história de um jovem engenheiro de software que trabalhava em uma grande corporação especializada na produção de robôs automatas chamados DZs capazes de levar a raça humana a um novo patamar de conforto e prosperidade no entanto, a empresa "por baixo dos panos" estava produzido automatas militares com uma programação propositalmente hostil fazendo com que essas máquinas surtassem quando ativadas e desencadeassem uma série de acontecimentos desastrosos, o que resultaria em um futuro destruído pelas guerras provocaram por elas. Porém, o plano vaza e o jovem Yvain Derrida (dublado por Ono Kensho) descobre a armação e procura evitar que esses automatas sejam criados no entanto, ele não teve tempo sendo emboscado e escapando por pouco da morte!
Derrida acidentalmente fica preso em uma câmara de criogenia e acorda 10 anos no futuro, mais precisamente no ano de 2060, encontrando um mundo destruído pelos automatas DZs e tendo a missão de encontrar e proteger Mage (dublada por Mao Ichimichi) a filha de seu melhor amigo que no passado era apenas uma criança mas em 2060 se tornou uma jovem desaparecida. Em sua perigosa jornada Derrida é ajudado por Yuri (dublada por Himika Akaneya) uma adolescente determinada, super gente boa e melhor amiga de Mage e por Vidaux (dublado por Hiro Sasaki) um caçador de recompensas muito habilidoso que no passado era um detetive policial, acompanhado de sua filha a pequena Mayuka (dublada por Kaede Hondo). Vidaux possui um veículo off-road ultra hygh-tech contando com diversos armamentos, forte blindagem e uma inteligência artificial avançada como computador de bordo. O veículo se torna assim um suporte indispensável a história. Em uma busca sem fim pondo suas própria vida em risco Derrida além de tentar encontrar Mage descobre ser capaz, através da Teoria de Trout, de enviar sua consciência ao seu "eu" do passado tentando mudar o futuro.
Como dá para perceber, além das similaridades com Steins;Gate, Rerided: Tokigoe no Derrida tem sim um enredo com vários elementos  interessantes e com potencial para prender a atenção embora não seja nada inovador ou nunca antes imaginado. Além disso o elenco é bem construído, tanto a personagem Yuri quanto o mercenário Vidaux e o próprio Derrida têm personalidades e linhas de raciocínio bastante convincentes porém, o anime não agradou todo mundo. Muita gente começou a assistir a série empolgada mas afirmou que o enredo não entregou tudo o que prometia. Voltando aos pontos positivos, embora a qualidade visual não seja top e a animação não muito rica a adaptação manteve-se consistente com um traço um tanto simplificado mas que pouco distorceu ao longo dos 12 episódios. 
Rerided: Tokigoe no Derrida se mostrou um série interessante e um pouco injustiçada. Dois de seus maiores pecados foram a história pouco diferente do que já existe no mercado e a qualidade visual não muito boa que limitou no quanto de ação e adrenalina o diretor poderia entregar ao público. A pergunta é: Vale a pena assistir? Se você curte ficção científica e viagens no tempo seria bom dá uma olhada. Apesar de nada ainda confirmado, fala-se internet a fora que uma segunda temporada possa vir a acontecer. O anime está disponível pelo serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas incluindo legendas em Português do Brasil, link abaixo.

Se curtiu, compartilhe!

Confiram outras postagens em nossa Home.

Nos sigam nas redes sociais.

Valeu e até a próxima.


Links Relacionados:



Abertura linkada diretamente do Youtube de acordo com termos de serviço da API e políticas de compartilhamento.

Leia Também:
https://giganalise.blogspot.com/2018/09/steinsgate-zero-review-final-sucesso-e.html
https://giganalise.blogspot.com/2017/04/suisei-no-gargantia-suspense-acao-e.html
https://giganalise.blogspot.com/2017/08/aldnoahzero-uma-super-producao-com.html
https://giganalise.blogspot.com/2018/04/cowboy-bebop-um-classico-de-20-anos-que.html
https://giganalise.blogspot.com/2017/09/knights-and-magic-um-protagonista.html