Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

SSSS.Gridman, review final. Uma homenagem a um clássico dos mecas de ação com uma qualidade visual, elenco de personagens e dublagem excepcionais.



Twitter: @Giganaliseanime | Facebook: Giganaliseanime | Instagram: Giganaliseanime

Estamos em nossa maratona escrevendo os reviews finais de alguns dos principais animes desta temporada de Outono\2018 que está chegando ao fim junto com o mês de Dezembro. Já temos publicada a pequena análise (sem muitos spoilers) de Zombieland Saga, os interessados podem conferir posteriormente pelo link acima.

Um outro anime que também se despede nos próximos dias deixando boas lembranças é SSSS.Gridman trazendo uma homenagem aos mais de 20 anos da série Gridman Hyper Agent que, digamos assim, é o sucessor espiritual de Ultraman lá dos anos 60, bem conhecido aqui no Brasil. O anime visualmente foi um dos mais bem produzidos do ano trazendo uma história mais jovem e atual, uma vilã marcante e com o característico estilo de arte do estúdio Trigger.

A Tsuburaya Productions é a empresa responsável pelo produção das séries Ultraman (anos 1960) e Hyper Agent Gridman (ano 1990). Ambos são live-actions com mecas gigantes conhecidos mundialmente e muita gente aqui no Brasil já deve ter assistido a pelo menos um deles. Comemorando os mais de 20 anos da série Gridman, a Tsuburaya encomendou um anime em caráter especial para o estúdio Trigger que costuma imprimir a sua marca visual em praticamente tudo o que faz. Qualquer um que já assistiu alguma adaptação desse estúdio tipo Kill la Kill, Kiznaiver, Little Witch Academia ou Darling in the FranXX percebe de cara que visualmente elas têm em comum o design estilizado, as cores bem saturadas e a boa qualidade da animação. 

Em um total de 12 episódios SSSS.Gridman foi exibido na temporada de Outono\2018 (entre Outubro e Dezembro) recebendo nota 7.25\10 com mais de 74.000 membros integrantes em seu perfil no Myanimelist no momento dessa postagem (Obs: Essa nota é dinâmica e varia com novos votos computados)
O anime conta a história de Yuuta (dublado por Yuuya Hirose) um adolescente que acorda de repente sem memória na casa de Rika (dublada por Yume Miyamoto) uma garota de personalidade e dublagem muito bem construídas e que logo se tornou um simbolo sexual do final de ano pelo modo muito natural de falar e se comportar como uma adolescente japonesa do colegial. O roteiro trabalha a Rika tão bem que muitas vezes ela age como uma típica jovem em fase de mudanças ignorando toda a tensão a sua volta, pondo seus coloridos fones de ouvido e se desligando do mundo, passando a impressão de que não está nem aí quando na verdade anda bem preocupada. Yuuta por outro lado é um típico protagonista shounen, devo confessar que acho ele as vezes um pouco sem sal, mas o garoto cumpre o papel. Ele descobre em um velho computador na loja da hilária mãe de Rika que existe um ser cibernético chamado Gridman o qual pode lutar contra os terríveis Kaijus, monstros gigantes criados por um ser alienígena com a ajuda de uma humana.
Junto aos amigos Rika e Shou (dublado por Souma Saitou) Yuuta descobre ser capaz de unir-se a Gridman trazendo-o do mundo cibernético para o mundo real combatendo mano a mano os tais monstros, evitando assim a completa destruição da cidade e a morte de muitos inocentes. Mais à frente surgem alguns coadjuvantes tipo um samurai meio mórbido, um lolita temperamental e um cara mascarado que na verdade também são seres cibernéticos podendo converterem-se em armaduras ajudando Gridman durante os combates.
SSSS.Gridman (os quatro "ésses" significam Superhuman Samurai Syber Squad) tem como vilã a personagem Akane (dublada por Reina Ueda) manipulada por Alexis Kerib (dublado por Tetsu Inada) o verdadeiro grande vilão da história. Akane rapidamente virou outra "sexy symbol" do anime e candidata a vilã mais pirada do ano. A garota é uma yandere com fortes traços de psicopatia, apesar de super gentil e doce na escola ela está por trás de toda a destruição da cidade produzindo os monstros Kaijus. Akane de vez em quando passa a odiar alguém a sua volta por motivos fúteis e sempre que isso acontece ela cria algum monstro para assassina-lo sendo no entanto impedida por Gridman. Quando não está em público a vilã é fria, irônica, insensível ao sofrimento alheio e pode ser bem maldosa com seus subordinados os tratando com desprezo. Ela rapidamente foi vista como "a vilã perfeita" quando na verdade é uma garota extremamente vazia, solitária e acreditem, apesar de uma personalidade odiosa acabou sendo muito querida pela "manha" de adolescenteExiste ainda um outro personagem chamado Anti (dublado por Kenichi Suzumura) um Kaiju na forma de um adolescente raivoso e faminto cuja única razão de existir é derrotar Gridman mas posteriormente se tornando um aliado conhecido como Gridnight.
O anime foi uma homenagem a altura da série. A história é jovem e atualizada para uma nova geração de fãs contendo um elenco de personagens carismático e bem trabalhado mas mantendo os elementos clássicos, inclusive vários monstros vistos em Gridman e Ultraman são reimaginados e apresentados no anime. Quanto a qualidade visual quase não há o que reclamar, a animação é excelente mantendo-se consistente em todos os episódios, o design de personagens é muito bacana, estilizado e claro, lembrando outros animes do estúdio Trigger com destaque para os cenários fotorrealistas, a paleta de cores saturada e um pouco psicodélica e um tipo de textura diferente usada nas pupilas dos olhos e cabelos dos personagens. A direção de Akira Amemiya  é muito boa especialmente nas cenas cotidianas e no modo como ele trabalhou os curtos momentos de silêncio criando uma pausa rítmica. Mas é a dublagem que se supera, os sons ambientes principalmente dentro do colégio dão a impressão de terem sido gravados no local enquanto os dubladores trabalhavam, algo que vi com tanta fidelidade apenas em Tsuki ga Kirei.
Além da direção de Akira Amemiya, SSSS.Gridman conta com roteiro de Keichi Hasegawa (ele que fez a composição de série do primeiro Shingeki no Bahamut) e direção de som de Toshiki Kameyama (bem experiente ele já trabalhou em Nisekoi). O anime está disponível através do serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas mas infelizmente apenas para o mercado Norte-Americano.

Se curtiu, compartilhe. Ajuda bastante.

Confiram outras postagens em nossa Home.

Nos sigam nas redes sociais.

Valeu e até a próxima.



Abertura de SSSS.Gridman linkada diretamente do Youtube de acordo com termos de serviço da API e políticas de compartilhamento.


Leia Também:
http://giganalise.blogspot.com.br/2017/04/kill-la-kill-frenetico-louco-e.html

https://giganalise.blogspot.com/2018/06/darling-in-franxx-producao-ambiciosa.html


https://giganalise.blogspot.com/2018/03/little-witch-academia-sucesso-de.html

http://giganalise.blogspot.com.br/2017/04/suisei-no-gargantia-suspense-acao-e.html