Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Shingeki no Kyojin (Attack on Titan) 1ª, 2ª e 3ª temporadas (Review Final). O anime de ação e ficção sombria que conquistou o mundo nos anos 2010!



Twitter: @Giganaliseanime | Facebook: Giganaliseanime | Instagram: Giganaliseanime

A parte II da 3ª temporada de Shingeki no Kyojin está chegando ao fim. Foram 7 anos de produção e 59 episódios, mais alguns OVAs, que resultaram num dos animes de maior sucesso da década de 2010. A série conquistou um lugar na história da animação japonesa e vai ser lembrada por anos contando a saga trágica de uma civilização acuada dentro de muralhas fortificadas enquanto combate os perigosos titãs, criaturas gigantes com um único objetivo: Devorar os remanescentes da humanidade.

A série de narrativa dramática, tensa, fatídica e por vezes chocante com bom elenco de personagens, direção de arte única e qualidade de animação por vezes surpreendente comprova que o Japão permanece como líder mundial em animação 2D. Neste breve review sem muitos spoilers - que na verdade é uma atualização - vamos recapitular brevemente as 3 temporadas e comentar sobre os profissionais envolvidos sendo portanto um texto perfeito para quem ainda não conhece Shingeki no Kyojin.

Este parágrafo é dedicado as pessoas e o estúdio por trás da animação. Caso não tenha interesse em dados tipo nome do autor ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo seguinte. Shingeki no Kyojin (tradução "Ataque dos Gigantes") também conhecido pelo título Attack on Titan ("Ataque aos Titãs", há uma diferença) é originalmente um mangá em estilo ação, militar, ficção sombria e terror psicológico com ambientação pré-moderna e alguns elementos steampunks escrito e ilustrado por Hajime Isayama, atualmente com 28 volumes publicados. A adaptação para anime das 3 temporadas foi produzida pelo Estúdio Wit tendo excelente recepção alcançando notas 8.48\10 (1ª temporada, 25 episódios, 2013); 8.43\10 (2ª temporada, 12 episódios, 2017); 8.47\10 (3ª temporada - parte I, 12 episódios, 2018) e 9.18\10 (3ª temporada parte II, 10 episódios, 2019) no Myanimelist. (Observação: Esta notas são atribuídas pelo usuários e podem variar com novos votos computados)

SHINGEKI NO KYOJIN - 1ª TEMPORADA
Tudo o que se sabe é que mais ou menos há 100 anos surgiram os titãs, criaturas com fisionomia humana medindo entre 3 e 50 metros de altura praticamente desprovidos de inteligência e órgãos genitais tendo como único objetivo devorar pessoas. Os remanescentes da raça humana não tiveram escolha há não ser construir grandes muralhas e se proteger em seu interior. A Muralha Maria é a mais externa tendo Shingashina como uma das principais cidades. A Muralha Rose fica em seu interior tendo Trost, Karanese e Chlorba como cidades de destaque e por fim a Muralha Sina abriga apenas o rei e as famílias nobres sendo Hermiha, Stohess e Yalkell os principais distritos.

A única forma de derrotar os titãs é provocando um corte profundo na região da nuca - por motivos até então misteriosos - e a humanidade criou grupos militares especializados com equipamentos que permitiam a livre movimentação no ar e lâminas capazes de cortar a espessa pele dessas criaturas.
Eren (dublado por Yuki Kaji), Mikasa (dublada por Yui Ishikawa) e Armin (dublado por Marina Inoue) eram apenas crianças quando a Muralha Maria foi rompida pelo ataque do Titã Blindado e  do Titã Colossal abrindo um grande buraco na estrutura permitindo que os outros titãs invadissem a cidade de Shigashina e praticamente devorassem toda a população! A humanidade teve que correr às pressas e abrigar-se dentro da Muralha Rose perdendo grande parte de seu território.
O garoto jurou um dia fazer os titãs pagarem e junto a Mikasa e Armin entram para o Grupo Militar de Reconhecimento liderado por Erwin (dublado por Ono Daisuke) tendo Levi (dublado por Hiroshi Kamiya) e Range (dublada por Romi Park) como subordinados. Esses primeiros arcos acompanham o amadurecimento dos 3 personagens quando Eren descobre ser capaz de transformar-se em um titã e Annie (dublada por Yuu Shimamura) é descoberta como a Titã Fêmea. A luta entre ela e Eren dentro da Muralha Rose dá um ponto final na 1ª Temporada.

SHINGEKI NO KYOJIN - 2ª TEMPORADA
Quatro longos anos haviam passado e finalmente o Estúdio Wit anuncia Shingeki no Kyojin 2 em 2017. Com Annie capturada o foco do anime se volta para descobrir quem são os inimigos infiltrados na humanidade. É nesta temporada que a identidade de Reiner (dublado por Yoshimasa Hosoya) e Bertold (dublado por Tomohisa Hashizume) é revelada de forma chocante como os titãs Blindado e Colossal, respectivamente. Eren ganha mais controle sobre a transformação em titã porém há um plano armado e ele é capturado. O grupo de reconhecimento parte numa perseguição fora das muralhas para resgatá-lo e ao mesmo tempo eliminar Reiner e Bertold. É nesta temporada que as personagens Christa (dublada por Shiori Mikami) e Ymir (dublada por Saki Fujita) são apresentadas, Eren descobre a capacidade de controlar outros titãs e o comandante Erwin perde um de seus braços.

SHINGEKI NO KYOJIN - 3ª TEMPORADA
Um ano depois no Outono\2018 veio a 3ª temporada que foi dividida em duas etapas com os 12 primeiros episódios exibidos naquele momento. Em um ritmo mais lento e revelador Christa é reconhecida como descendente de família real e assume o posto de rainha. Eren agora é capaz de solidificar o corpo de seu Titã o que hipoteticamente permitiria ao grupo de reconhecimento fechar as rupturas da Muralha Maria e finalmente recuperar o território que uma vez foi da humanidade. Um dos inimigos deste arco é Kenny, um assassino de aluguel que cuidou e treinou Levi quando criança. O Titã bestial é apresentado indicando que existe uma inteligência por trás dessas criaturas em algum lugar da Terra.

SHINGEKI NO KYOJIN - 3ª TEMPORADA: PARTE II
Os 10 últimos episódios vieram na Primavera\2019 (entre Abril e Junho) trazendo algumas das cenas de ação mais empolgantes de todo o anime e as maiores revelações da série até então. Como Eren agora é capaz de endurecer o corpo de seu Titã o grupo de reconhecimento parte em direção a Muralha Maria para fechar suas rupturas mas uma emboscada tramado pelo Titã Bestial, Blindado e Colossal é armada pondo a vida de todos em risco. Quase todo o grupo de reconhecimento é assassinado e Bertold (titã Colossal) é eliminado mas o comandante Erwin morre em combate. Finalmente os últimos episódios nos revelam o que existe fora das muralhas, quem era o pai de Eren, como os titãs foram criados e de onde vieram.

O SUCESSO DE SHINGEKI NO KYOJIN

Attack on Titan tem um dos enredos mais profundos, dramáticos, empolgantes e envolventes já apresentados em um anime. A história da humanidade assumindo o lugar de presa e não de predador nos faz refletir sobre nossa própria existência e espírito e o relacionamento que temos com o resto da natureza, em especial aquelas criaturas as quais o homem é um predador natural. A história tem um teor pesado e por vezes fatídico com muita tensão, Shingeki no Kyojin já é considerado uma das melhores séries de todos os tempos competindo diretamente com Death Note e Fulmetal Alchemist, este último eleito pelos japoneses como o melhor anime de todos os tempos.

QUALIDADE VISUAL E EQUIPE TÉCNICA
Attack on Titan foi dirigido por Tetsurou Araki com texto adaptado da roteirista Yasuko Kobayashi e trilha sonora, épica por sinal, de Hiroyuki Sawano. Shinichirou Yoshihara foi o diretor de arte e Kazuhiro Yamada, diretor de fotografia. Após a série Tetsurou ficou reconhecido como um dos melhores diretores de ação do Japão já Yasuko é uma lenda viva tendo escrito o roteiro de animes como Death Note, Claymore, Kakegurui e o remake de Dororo (2019). Sawano é atualmente um dos artistas musicais mais requisitados do mercado japonês tendo composto para adaptações como Koutetsujou no Kabaneri, Kill la Kill, Guity Crown, Re:Creators e Aldnoah.Zero além de games tipo Xenoblade Chronicles X.

Shingeki no Kyojin tem um design de personagens com pegada rústica e mais ocidental  apresentando linhas de contornos marcantes e vários personagens adultos. A paleta de cores tem tons mais sérios e melancólicos como cinza e marrom, os cenários possuem texturas fotorrealistas, a ambientação é pré-moderna lembrando um pouco países europeus entre os séculos XVII e XIX e o anime apresenta alguns elementos steampunks com equipamentos e armas de períodos históricos à frente de seu tempo. A qualidade da animação é excelente trazendo algumas das cenas de ação mais fluidas, rápidas e bem coreografadas dos anos 2010 porém apresentando leves distorções de design em determinados episódios.

Shingeki no Kyojin está disponível no Brasil de modo oficial através do serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas incluindo legendas em Português. Link abaixo.

Deixe seu comentário e se curtiu compartilhe.

Confira a seção "Leia Também" e outras postagens mais abaixo.


Nos siga nas redes sociais.


Valeu e até a próxima.


Links Relacionados:

* Attack on Titan (Shingeki no Kyojin), episódio 55. A decisão de Levi na cena mais emocionante do anime! (Giganálise Comentário)

* Koutetsujou no Kabaneri: Unato Kessen, review final. A continuação épica da saga de Ikoma, Mumei e os integrantes da fortaleza sobre trilhos contra os terríveis zumbis kabanes!

* Attack on Titan (Shingeki no Kyojin), episódio 54. A morte de um amigo e a queda de grandes vilões! (Giganálise Comentário)

* Attack on Titan, episódio 51: Ataque fulminante contra o titã blindado e o trabalho competente do estúdio Wit (Giganalise Comentário)

* Shingeki no Kyojin (Attack on Titan) 3 - Parte 2, primeiras impressões. Um início sensacional! 

* Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) 3, primeiras impressões. Apesar de rumores sobre uma temporada mais morna o anime começou daquele jeito! 

* Attack on Titan: Lost Girls terá seu segundo OVA lançado em 09 de Abril. (Giganalise News) 

* O estúdio GameSamba planeja lançar game mobile multiplayer de Attack on Titan mas, apenas para os mercados em lingua inglesa. 

* Assistir Attack on Titan (Shingeki no Kyojin)


Vídeo promocional da 3ª Temporada -  Parte II de Shingeki no Kyojin (Attack on Titan) linkado diretamente do Youtube de acordo com termos de serviço da API e políticas de compartilhamento


Leia Também: