Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Shoujo★Kageki Revue Starlight, review final. Numa mistura de Idol com shoujo de batalha o anime alcançou boa receptividade na temporada.



Antes de tudo relembro que continuamos com nossa maratona de reviews finais dos principais animes que surgiram nesta temporada de Verão\2018 que se encerra agora em setembro. Já temos postadas as análises de Sunoharasou no Kanrinin-san, Jashin-chan Dropkick, Steins;Gate Zero, Lupin III, Harukana Receive, Chio-chan no Tsuugakuro e Asobi Asobase. Os interessados podem acessa-las posteriormente pelos links acima.

Nem precisava dizer que ShoujoKageki Revue Starlight é um anime de nicho cujo público alvo principal são garotas que curtem o estilo idol, histórias geralmente protagonizadas por um bando de meninas que desejam se tornar pop stars. Essa tendência já existe há algum tempo no mercado de animes e ganhou destaque com a série Love Live! School Idol Project cujo seu spin-off intitulado Love Live! Sunshine! nós fizemos um review aqui no Giganalise (clique no link para lê posteriormente). No entanto Revue Starlight é um pouco diferente com um enredo que além de idol mistura shoujo de batalha e um pouco de fantasia surrealista.

Este parágrafo é dedicado a staff, as pessoas e o estúdio por trás da animação. Caso não esteja interessado em dados tipo: Nome do autor, adaptações anteriores do estúdio ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo seguinte. ShoujoKageki Revue Starlight é um projeto multimídia criado em 2017 pela parceria entre a produtora Bushiroad e a Nelke Planning. Consistindo inicialmente de um musical exibido no mesmo ano no teatro Tokyo o relativo sucesso fez os produtores idealizarem uma adaptação para anime produzida pelo estúdio Kinema Citrus (o mesmo de Made in Abyss e Black Bulet). Revue Starlight foi exibido na temporada de Verão\2018 (julho, agosto e setembro) em um total de 12 episódios tendo uma ótima receptividade para uma série de nicho alcançando nota 7.45\10 no Myanimelist no momento dessa postagem (essa nota e dinâmica e varia um pouco com novos votos computados).
Revue Starlight aplicou bem muitos dos elementos que consagraram o estilo idol nesses últimos anos a começar pelo elenco, um bando de belas garotas cada uma com personalidade distinta agradando e abraçando basicamente os vários interesses do público. Com certeza existe uma ou outra personagem que a audiência acabará se identificando. Tem a otimista, a ciumenta, a indiferente, a super alta, a que fala francês por ser mais charmoso, a dona do pedaço, a CDF batalhadora, a cuidadosa e a manhosa e preguiçosa. A série possui um bonito design de personagens com olhos expressivos algo fundamental neste tipo de anime e a comédia foi bem produzida fluindo basicamente do comportamento natural das garotas que algumas vezes parecem está teatralizando mesmo que na verdade estejam apenas conversando e interagindo. Tudo isso acompanhado de uma trilha sonora inspirada e de qualidade que transmite aquela sensação de que algo alegre e engraçado está acontecendo. Todos esses elementos já existem em animes idol mas o diferencial do Revue Starlight é que a série acrescenta combates entre as garotas dentro de um palco teatral existente em outra dimensão para decidir quem será a número um. A animação das batalhas tem certa criatividade e fluidez embora não consiga convencer muito já que há carência de frames e poucos momentos verdadeiramente épicos.
Quanto ao enredo, sem muitos spoilers, a protagonista Karen (dublada pela estreante Momoyo Koyama) é uma garota alegre e super otimista integrante de uma famosa instituição teatral renomada por formar algumas das melhores atrizes e intérpretes musicais de todo o Japão. Karen quando criança fez uma promessa com sua amiga Hikari (dublada por Mimori Suzuku) de que quando crescessem elas se tornariam estrelas juntas no entanto Hikari foi embora ainda criança. Ao retornar já adolescente Karen fica muito contente com a presença da amiga mas algo parece está errado com Hikari que além de misteriosa saiu de fininho para um local desconhecido. Intrigada com o comportamento, Karen a persegue até dá de cara com um elevador instalado em um lugar incomum e ao adentrar a garota é transportada para uma outra dimensão em forma de um palco teatral destinado não a peças de shakespeare mas a lutas reais nas quais a vencedora é declarada quando consegue arrancar uma espécie de broche na roupa de sua oponente. 
Karen de início não entende o que acontece ainda mais porque o anfitrião, apresentador e juiz das batalhas teatrais é uma girafa falante e de personalidade hilária cuja frase "wakarimasu" (compreendido) se tornou um jargão na série. A jovem super confiante toma coragem e interrompe a batalha entre Hikari e Hoshimi (dublada por Hinata Satou) vencendo o combate e se tornando mais uma candidata a pop star, o que não era para ter acontecido. Seja como for, a cada nova chamada ao telefone, uma nova dupla de garotas é escolhida para batalhar e a vencedora vai avançando na lista da hilária girafa tudo isso em paralelo ao dia a dia de Karen e suas companheiras que precisam ir a escolar, prestar aulas de teatro, dança e canto mesmo que algumas sejam preguiçosas e outras estejam sempre em pé de guerra. ShoujoKageki Revue Starlight se saiu bem e já existem adaptações em mangá lançadas no início do ano.

Se curtiu, compartilhe!

Valeu e até a próxima.


Vídeo promocional linkado diretamente do Youtube de acordo com serviços de API e políticas de compartilhamento.



Leia Também:
https://giganalise.blogspot.com/2017/11/love-live-sunshine-musica-para-salvar-o.html
https://giganalise.blogspot.com/2018/02/chuunibyou-demo-koi-ga-shitai-tretas.html
https://giganalise.blogspot.com.br/2017/08/new-game-segunda-temporada-um-novo-e_36.html
https://giganalise.blogspot.com/2018/06/amanchu-advance-uma-continuacao.html
https://giganalise.blogspot.com.br/2018/03/little-witch-academia-sucesso-de.html