Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Grand Blue, review final. Sendo do mesmo autor de Baka to Test, essa nova comédia extravagante e desmedida fez muito sucesso no Verão\2018.

* Esta postagem possui spoilers evitados, quando possível

A temporada de Verão\2018 chega a sua última semana finalizando-se junto com o mês de setembro. Estamos em nossa maratona realizando os reviews finais de alguns dos principais animes que surgiram nesse período, já temos publicadas as análises de Sunoharasou no Kanrinin-san, Jashin-chan Dropkick, Steins;Gate Zero, Lupin III, Harukana Receive, Chio-chan no Tsuukaguro, Asobi Asobase, ShoujoKageki Revue Starlight, High Score Girl e Isekai Maou to Shoukan Shoujo no Dorei Majutsu os interessados podem conferir posteriormente pelos links acima.

Grand Blue é uma daquelas comédias sem limites para a zoeira! A obra de autoria de Kenji Inoue o mesmo autor de Baka to Test to Shoukanjuu foi exibida neste verão apresentando um aluno universitário que veio morar na casa do tio por questões de estudo mas acaba encontrando um bando de senpais "destrambelhados" que curtem umas biritas. Ele entra no clima para a decepção de sua prima que desejava revê-lo como um jovem crescido e responsável mas acaba encontrando um verdadeiro baderneiro e beberrão. Grande Blue fez muta gente rir na marra com suas extravagâncias, expressões faciais aterradoras e se tornou para os conhecidos do autor uma página reformulada em seu estilo de comédia.

Este parágrafo é dedicado as pessoas e o estúdio por trás da animação. Caso não estejam interessados em dados tipo nome do autor, adaptações anteriores do estúdio ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo seguinte. Grand Blue (ou Grand Blue Dreaming) é originalmente uma light novel em estilo comédia seinen e echii com uma pitadinha de romance escrita por Kenji Inoue e ilustrada por Kimitake Yoshioka. Existe também uma versão em mangá já contando com 11 volumes, o primeiro lançado em novembro de 2014 e o 11º em Julho de 2018. A adaptação para anime foi produzida pelo estúdio Zero-G, em um total de 12 episódios Grand Blue veio ao ar na temporada de Verão\2018 (julho, agosto e setembro) tendo uma receptividade excelente alcançando nota 8.24\10 no Myanimelist com quase 100.000 membros em seu perfil no momento dessa postagem, conferindo ao anime a 279ª posição entre os mais rankeados do website (estas notas e valores são dinâmicos e podem variar um pouco com novos votos computados).

UM POUCO DO PASSADO DO AUTOR E O INÍCIO DE ENREDO DE GRAND BLUE (SPOILERS EVITADOS)
Lá atrás em 2007 Kenji Inoue lançava a primeira novel de Baka to Test to Shoukanjuu com ilustrações de Yui Haga. Com um humor "super zoado" a obra ganhou adaptação para anime em 2010 em 13 episódios e se tornou uma série super querida e lembrada até hoje inclusive aqui no Brasil. Naquela época Baka to Test alcançou nota 7.75\10 no Myanimelist com mais de 400.000 membros em seu perfil e fez muita gente rolar de rir. Desde então o autor procurou emplacar um novo sucesso sendo que 7 anos depois em 2014 ele iniciou a história de Grand Blue uma série que mantinha o mesmo tipo de comédia zoada porém ainda mais extravagante e trazida para um ambiente mais adulto. O autor acertou em muita coisa implementando situações absurdas, muitas vezes desavergonhadas e memes faciais assustadores em uma linha de enredo que trazia um pouco de romance com algumas garotas tímidas, outras mais atiradas e protagonistas capazes de qualquer coisa para arranjar um encontro amoroso.
A série é protagonizada por Iori Kitahara (dublado por Yuuma Uchida) um jovem universitário que por questões de estudo foi morar junto a seu tio e sua prima Chisa Kotegawa (dublada por Chika Anzai) em um bar e pousada muito conhecido chamado Grand Blue e bastante frequentado por um bando de universitários nada comuns que curtem uma boas biritas e andar pelados por aí. Iori tem muitas lembranças de sua prima mas ele não sabe nadar o que une o útil ao agradável já que Chisa faz parte de um clube de mergulho local. Tudo parecia perfeito nessa nova fase da vida do rapaz até ele entrar naquele bar sendo arrastado para a festa com direito a muita bebida, ele resiste de início mas cai na gandaia e se enturma mais do que o recomendado! É nesse momento que sua prima entra no estabelecimento e o observa com aquele olhar de desprezo pelo canto do olho, eles brincavam juntos quando eram crianças e Chisa esperava reencontrar Iori como um jovem crescido e responsável no entanto dá de cara com um beberrão pelado e gritando dentro do bar. Uma primeira impressão nada positiva! Desse ponto em diante se desenrola uma comédia com situações absurdas protagonizada por personagens excêntricos indo desde um otaku universitário, uma onee-san super sensual e uma protagonista relativamente tímida que se vê obrigada a passar por situações constrangedoras sendo quase despida em público por culpa de uma brincadeira de mal gosto (pelo menos para ela) que quase acabou com o espancamento de Iori com um taco de baseball.

QUALIDADE TÉCNICA E ARTÍSTICA
Goste você de comédias extravagantes com alguns momentos apelativos ou não, o fato é que Kenji Inoue tem bastante criatividade com esse tipo de enredo e usou muito dela em Grand Blue. Uma de suas inovações são os memes faciais bizarros e assustadores nos quais as emoções pouco louváveis dos personagens acabam transparecendo em seus rostos.

Em termos de qualidade técnica e visual o anime foi produzido pelo estúdio Zero-G que é apenas mediano. A série traz uma animação padrão, nada muito excepcional, com alguns pontos negativos porém nada relevante que viesse a prejudicar seriamente o anime. A paleta de cores tem tons fortes com um design de personagens mediano, não tão detalhado nem muito simplificado, e as linhas destinadas aos detalhes nas mechas de cabelo e dobras das roupas não parecem tão bem trabalhadas. A série teve roteiro adaptado e direção de Shinji Takamatsu que trabalhou bastante em Gintama. Grand Blue está disponível com exclusividade para os assinantes do serviço de streaming Amazon Prime Video (veja "Links Relacionados" mais abaixo).

Se curtiu, compartilhe!

Valeu e até a próxima.



Links Relacionados:

* Grand Blue, primeiras impressões. Do mesmo autor de Baka to Test, uma comédia extrema, super criativa e escandalosa.

* Grand Blue. Quando absurdos hilários são levados a extremos! (Giganalise Comentário)


* Assistir Grand Blue



Vídeo promocional de Grand Blue linkado diretamente do Youtube de acordo com serviços de API e políticas de compartilhamento.

Leia Também:
https://giganalise.blogspot.com/2018/05/nichijou-uma-obra-prima-hilaria-da.html


https://giganalise.blogspot.com/2017/12/bokura-wa-miina-kawai-sou-uma-obra.html

https://giganalise.blogspot.com/2017/11/boku-wa-tomodachi-ga-sukunai-haganai-o.html